CI

Batata nativa chilena pode ser base para novas variedades

O tubérculo, originário da América do Sul, é uma das quatro culturas alimentares mais importantes do mundo



Foto: Pixabay

Um estudo publicado na revista Frontiers in Plant Science caracterizou geneticamente espécimes do Grupo Chilotanum. Eles enfatizam que a alta capacidade antioxidante de sua casca e polpa e sua grande resistência a doenças e estresse podem ser uma contribuição ao cruzá-los com variedades comuns. O estudo foi realizado por pesquisadores das universidades Andrés Bello e Austral do Chile (UACh), do Instituto Fraunhofer IME e do Fraunhofer Chile.

A batata nativa chilota pode ser a base de novas variedades desta cultura, proporcionando características de alimento funcional e importantes benefícios à saúde devido ao seu alto teor de antioxidantes. Isso fica claro em um estudo publicado esta semana na revista Fronteiras da Fitotecnia que revela o potencial dessas batatinhas cuja casca e polpa se destacam pelos tons de amarelo, laranja, rosa, roxo e violeta.  

Os autores —da Universidad Austral de Chile (UACh), do Centro de Biotecnologia de Sistemas da U. Andrés Bello (CSB-UNAB), Fraunhofer IME (Alemanha) e Fraunhofer Chile— fizeram uma caracterização genotípica e fenotípica de batatas do Banco de Germoplasma de Batata da UACh, correspondente ao Grupo Chilotanum, procedente de Chiloé, um dos seis subcentros de origem da batata.

O tubérculo, originário da América do Sul, é uma das quatro culturas alimentares mais importantes do mundo em termos de consumo e produção. “Conhecer e utilizar os recursos genéticos de alimentos ancestrais é um campo da ciência que tem ganhado grande relevância, pois está possibilitando recuperar e produzir alimentos com maior teor de nutrientes e características funcionais benéficas para a saúde humana”, explica Anita Behn , académico do Instituto de Produção e Sanidade Vegetal (IPSV) da Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares (FCAA) da UACh e responsável pelo Banco de Germoplasma de Batata da casa de estudos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.