CI

Cabras e ovelhas são “recrutadas” para combater incêndios

Uma estratégia inusitada, em Barcelona na Espanha, faz com que esses animais trabalhem como “bombeiros” para diminuir os incêndios florestais


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira com revisão de Aline Merladete

Quando ouvimos falar de cabra ou ovelhas, logo nos vem à cabeça produtos ligados a leite, queijo, lã e pele. Esses animais herbívoros vivem em pastos ou regiões montanhosas. Até aí tudo bem. Porém, uma estratégia inusitada, em Barcelona na Espanha, faz com que esses animais trabalhem como “bombeiros” para diminuir os incêndios florestais. 

A “brigada” de quatro patas, composta por 290 cabras e ovelhas, tem como missão: mastigar o máximo de vegetação que conseguirem. Devido ao aumento da seca e queimada nos últimos tempos, a Espanha teve o mês de julho mais quente que se tem registro. A tarefa dos bichos é relativamente simples, os animais de pasto, mastigam e pisoteiam a vegetação seca que pode se acumular como combustível para incêndios. 

O projeto piloto foi lançado em abril no parque Collserola, esse costume camponês, faz com que os animais eliminem de maneira natural gramíneas e arbustos secos, criando áreas limpas que servem para bloquear o fogo. Os rebanhos são grandes semeadores e fertilizadores e melhoram a biodiversidade das plantas. 

Embora seja inovadora, em 2021, a Califórnia já utilizou esses serviços, já que cabras para pastoreio foram “contratadas” para ajudar a combater os incêndios florestais. Em Collserola o trabalho das cabras e ovelhas teve um resultado inesperado, já que um boom de moradores começou a visitar os “bombeiros ilustres”  para conferir de perto todo o trabalho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.