CI

Campanha incentiva construção de silos no Mato Grosso

Estado teria que avançar 22% ao ano em armazenagem para atender produção


Foto: Leonardo Gottems

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) lançou a campanha Armazém para Todos, que busca incentivar a construção de silos para que o agricultor de pequeno e médio porte tenha onde guardar os grãos.

O Estado é o maior produtor nacional de soja e milho e as estruturas de armazenagem disponíveis não são suficientes, sendo este um dos grandes gargalos do setor, conforme a entidade. Atualmente a produção de grãos alcança 70 milhões de toneladas e a capacidade de armazém conta com 2.211 unidades. “O produtor precisa ser dono daquilo que produz. A armazenagem tem que ser para todos”, enfatizou o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore.

Segundo a campanha ter um silo disponível garante ao produtor rentabilidade, tranquilidade na colheita, reduz o fluxo nas rodovias, custos de produção e frete, desgastes na logística e desperdício de alimentos. “É hora de quebrar paradigmas. Precisamos desburocratizar o acesso ao crédito para a armazenagem”, pontou Cadore.

Mato Grosso avançou em produção, tecnologia e manejo do solo. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, o Estado evoluiu em mais de 43 milhões de toneladas da produção de soja e milho. Em contrapartida, a capacidade de armazenagem aumentou apenas 11,88 milhões, neste mesmo período.

Com a expectativa de avanço produtivo nos próximos anos, Mato Grosso precisaria ampliar a capacidade estática para 125 milhões de toneladas até 2030, ou seja, teria que apresentar uma taxa de crescimento anual da capacidade de armazenagem na ordem de 22,9%, frente aos 3,7% observados nos últimos anos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.