CI

Caramuru Alimentos adota solução Agrotools Safe

Solução digital da AgTech brasileira garante segurança em atender critérios exigidos pelo compliance socioambiental


Foto: Nadia Borges

Principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola, a Caramuru Alimentos tinha um grande desafio: como blindar a reputação de uma empresa, já comprometida com a responsabilidade socioambiental em suas operações junto a sua cadeia de fornecimento e financiamento? A necessidade dessas questões impacta diretamente em fatores comerciais, como atender requisitos legais - nacionais e internacionais - para se manter em ação tanto no mercado interno, como externo.

Foi com esse cenário que a empresa iniciou em 2018 sua conversa com a Agrotools, maior AgTech da América Latina. Com uma experiência de 13 anos no mercado, a Agrotools possui uma carteira formada pelos principais nomes do mercado corporativo do agronegócio, ou seja, empresas de finanças, insumos, varejo, agroindústria, investidores e tecnologias. Após diagnosticar a necessidade da Caramuru, a empresa indicou o Agrotools Safe, solução digital 100% proprietária, desenvolvida com base em dados territoriais. Por meio dessa tecnologia é possível mapear o DNA de determinada área rural, como campos desmatados, terras indígenas e até áreas embargadas, entre outros indicadores, o que proporciona segurança sobre a verdadeira origem da matéria-prima.

"Anteriormente os dados da Caramuru eram tabulados, o que poderia gerar inconformidades territoriais. A implantação da tecnologia Agrotools Safe permitiu que a empresa mapeasse e detectasse - talvez pela primeira vez - todo o portfólio de fornecedores que possui no país e nos garantir segurança em cumprir todos os critérios exigidos pelo compliance e alinhados à nossa sustentabilidade", destaca o gerente de agricultura da Caramuru Alimentos, André Luis.

Para o diretor de Fomento da Caramuru Alimentos, Davi Depiné, "a transição para essa gestão geográfica e digital ocorreu em um curto espaço de tempo., a Caramuru faz emissão de extratos para verificar o status de sua cadeia de fornecimento e saber se estão em compliance, em relação aos aspectos socioambientais", totalizando mais de 14 mil fornecedores monitorados. Além disso, com a solução Agrotools Safe, a empresa também tem acesso à critérios espaciais, como o Prodes, do Inpe - que realiza monitoramento por satélite do desmatamento na Amazônia Legal e Cerrado.

Por meio do uso da tecnologia 100% brasileira para monitorar riscos nas relações com fornecedores do agro no território nacional, a Caramuru conquistou transparência e agilidade em suas transações comerciais, oferecendo todo respaldo tanto para investidores internacionais como acionistas.

"Nossa solução trouxe ao mercado a percepção de valor para um produto que muitas vezes está referenciado como commodities. Foi por meio da soma da alta tecnologia, nossa vasta base de dados, além de termos estruturado um protocolo personalizado de riscos socioambientais, que permitiu que a Caramuru atendesse a critérios internos e externos relacionados ao seu negócio, fazendo da sustentabilidade grande vetor de eficiência e de valor aos negócios da companhia", explica o diretor comercial e de marketing da Agrotools, Lucas Tuffi.

Mais ações

A fim de maximizar o desenvolvimento de estratégias de gestão de risco para seu cliente, a Agrotools também presta consultoria para a Caramuru Alimentos relacionada a outros assuntos técnicos, como checagem de motivos de embargos de fornecedores, criação de mapas personalizados e construção de gráficos de gerenciamento de dados sob demanda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.