CI

Clima favorece brássicas e produtores projetam boa safra

Brássicas avançam com clima ameno e umidade no RS


Foto: Pixabay

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (6), as condições climáticas de outubro favoreceram o cultivo de brássicas na região administrativa de Lajeado. Em Linha Nova, técnicos relatam que “as temperaturas amenas e a boa disponibilidade de umidade no solo” sustentaram o desenvolvimento de couve-flor, repolho verde, repolho roxo e brócolis.

Segundo o boletim, as precipitações registradas ao longo do mês, especialmente nos últimos dias do período, foram determinantes para o avanço das culturas, levando os produtores a afirmar que há “grande expectativa de boa colheita nesta safra”.

Na região de Barão, o brócolis está em fase de florescimento e colheita. A continuidade do plantio está prevista apenas para março de 2026. Conforme o informativo, “as plantas apresentam coloração e tamanho adequados”, e o produto é bem aceito no mercado local, onde o valor pago ao produtor é de R$ 3,00 por unidade. O repolho verde segue em diferentes estágios de desenvolvimento e colheita, mas a área cultivada nesta época do ano diminui devido à falta de estrutura de irrigação nas propriedades. O boletim aponta que o produto colhido “apresenta boa sanidade”, apesar da incidência de mariposas, que exige manejo mais cauteloso para evitar danos às folhas. O preço pago ao produtor no comércio local está em R$ 2,00 por unidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7