Conheça a maior horta urbana do mundo
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,684 (0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (2,18%)

Imagem: AFP

NO TELHADO

Conheça a maior horta urbana do mundo

No local são usadas as técnicas mais avançadas de agricultura urbana
Por: -Eliza Maliszewski
2381 acessos

Em julho, a charmosa Paris, capital da França, inaugurou o que deve ser a maior horta urbana do mundo. A estrutura ultra-moderna ocupa os telhados do Parque de Exposições de Versalhes, no sul da capital, há 15 metros de altura. Pretende alcançar um total de 14 mil metros quadrados. Por enquanto, são quatro mil metros quadrados de área plantada.

O projeto chamado de Nature Urbaine usa das mais avançadas técnicas de sustentabilidade e agricultura. Não há terra. As plantas são cultivadas em aquaponia e aeroponia, usando substrato de coco. Há cerca de vinte espécies, desde hortaliças, legumes, tomates e até frutas como morango e flores que atraem insetos polinizadores, todas com ciclo curto de produção. 

No local a técnica de produção permite maior volume de cultivos. As plantas crescem para cima, apoiadas em colunas verticais de PVC e bambu, e não espalhadas em fileiras no chão, como nas plantações tradicionais. Desta forma, um metro quadrado se torna cinco vezes mais produtivo do que o habitual. O cultivo é orgânico, com sistema de adubação e irrigação automáticas, feitas por computador. Não há daninhas e é reutilizado 90% da água.

No local há um restaurante pra consumo dos vegetais e o restante é vendido para supermercados do bairro. A coordenadora da horta, Sophie Hardy, explica que mesmo estando em meio a cidade não há risco de contaminação dos vegetais porque a poluição entra pelas raízes e elas estão protegidas. "O objetivo das hortas urbanas não é de abastecer uma metrópole como Paris, mas contribuir para alimentar a cidade, de uma maneira mais ecológica", diz.

Veja algumas imagens:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink