CI

Conheça os benefícios do tomate estaqueado

Estaqueamento é um tipo de cultivo característico para produção do tomate de mesa ou de consumo in natura


Foto: Eliza Maliszewski

O plantio de tomate por estaqueamento, também conhecido como tomate estaqueado, requer cuidados especiais para evitar problemas ligados à incidência de pragas e doenças, além da parte nutricional. Esse modelo de cultivo ocorre principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Goiás – o estado responde por um terço da produção brasileira e deve totalizar em torno de 1,1 milhão de toneladas em 2020. Conforme gerente de pesquisas e desenvolvimento da Satis, Aedyl Lauar, a cultura é extremamente exigente com relação ao manejo nutricional, fisiológico e fitossanitário.

O estaqueamento é um tipo de cultivo característico para produção do tomate de mesa ou de consumo in natura, que são dos grupos Santa Clara, Italiano, Salada, Mini Tomates e seus diversos híbridos. Essas espécies têm ótima concentração de sólidos solúveis, baixa acidez, boa coloração, tamanho e formato dos frutos adequados para atender o mercado consumidor. Lauar explica que o fortalecimento fisiológico é muito importante por se tratar de uma cultura muito suscetível às condições adversas do próprio tomate ou do ambiente (fatores bióticas e abióticas) e a uniformização dos frutos resulta em melhor produtividade e na valorização do preço do produto colhido.

Especialista em soluções de nutrição vegetal, a Satis disponibiliza uma linha completa de produtos para a cultura do tomate, contribuindo para a obtenção de lavouras com alta performance produtiva. Lauar afirma que alguns produtos como o Fulland e o Vitaphol Active estão relacionados ao fortalecimento fisiológico de plantas, auxiliando no manejo fitossanitário. O Sturdy e o Vitakelp favorecem um melhor desenvolvimento radicular e vegetativo e um maior pegamento de flores e frutos. Já o Vitan promove um grande equilíbrio no índice de área foliar, estimulando as plantas a apresentarem suas máximas capacidades produtivas. Há também o Vitaphol Power K e Mathury que proporcionam frutos com excelente coloração, resistência ao transporte e bem uniformes.

*Informações da assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.