CI

Conselho critica aplicativo de consultas veterinárias

Órgão sustenta que serviço prometido não é permitido por Código de Ética


 Um aplicativo que promete realizar atendimento veterinário por videoconferência tem provocado revolta entre profissionais do setor. O MédicoVet, disponível para download na plataforma Android, é oferecido pela empresa Brasil Telemedicina, que se apresenta em seu site como “referência no país em orientações, laudos e atendimento à distância”. Mas, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFVM), esse tipo de serviço não é permitido pelo Código de Ética do Médico Veterinário.

“A empresa incorre numa irregularidade de ter uma atividade que não é reconhecida e nem regulamentada pelo conselho”, afirma o presidente do CRMV/RS, Rodrigo Lorenzoni. Ressalta que a prática é observada, neste momento, apenas no mercado pet. No entanto, alerta para os riscos de que, no futuro, o serviço venha a ser destinado a animais maiores, e chama a atenção para o perigo à saúde pública.

Em nota, a empresa informou que não realiza consultas à distância, apenas “orientações superficiais”. O aplicativo, conforme o texto, também não prescreve medicamentos ou procedimento clínico cirúrgico. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.