CI

Desvios morais no ambiente de trabalho - Por Luiz Marins

O que fazer para coibir desvios morais no ambiente de trabalho?


Participei de um debate internacional online sobre os desvios morais no ambiente de trabalho, notadamente os referentes a comportamentos e atitudes que causam constrangimento ao sexo oposto.

Ouvi relatos de mulheres e homens que foram vítimas de toques, olhares, comentários e até propostas constrangedoras por colegas, chefes e mesmo subordinados.

Os homens participantes se disseram vítimas dos mesmos constrangimentos. Aproximação excessiva, pequenos toques, olhares e mesmo alguns convites suspeitos foram relatados por chefes, colegas e subordinados. 

Quero esclarecer que do debate participaram executivos, empresários e profissionais de vários países do mundo inteiro. Havia participantes de países asiáticos, da Europa, Escandinávia, Estados Unidos e Austrália e em todos os países esses problemas são recorrentes.

A revista inglesa The Economist diz que 52% das mulheres já foram molestadas sexualmente no trabalho e o problema  precisa ser tratado mais seriamente.

Esse debate ficou mais evidente depois das denúncias feitas contra o  produtor cinematográfico Harvey Weinstein por várias artistas e colaboradoras. 

O que ficou claro é que não há “santos” ou “santas” em relação a esse tema. Tantos mulheres como homens são agentes e vítimas desses desvios.

O que fazer para coibir esses desvios morais no ambiente de trabalho?

A conclusão a que o debate chegou é que é preciso discutir abertamente o tema nas empresas e reafirmar a importância da prática dos valores morais no ambiente de trabalho e criar um ambiente de confiança entre todos os colaboradores. 

Pense nisso. Sucesso!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.