CI

Doença paralisa competições equinas na Espanha 

A Colômbia começou a se proteger contra o vírus do herpesvírus equino tipo 1 (EHV-1)


Foto: Pixabay

A Comunidade Valenciana concordou em suspender preventivamente a celebração de competições ou concentrações de equinos em seu território, em decorrência do surto de rinopneumonia equina declarado em 24 de fevereiro em um centro equestre na cidade valenciana de Godella. É o que estabelece uma resolução do Ministério da Agricultura publicada esta sexta-feira no Diário Oficial da Generalitat Valenciana, que também suspende a utilização do cartão de circulação de equinos como substituto do certificado sanitário de transferência na Comunidade Valenciana. 

Nesse cenário, a Colômbia tomou medidas extremas para a entrada de equinos no país em caso de surto de rinopneumonite na Espanha. “Há poucos dias foram acionados os alertas para a confirmação de um surto de rinopneumonite equina em cavalos que haviam participado de uma competição internacional de salto, realizada em Valência, na Espanha. 

A Colômbia começou a se proteger contra o vírus do herpesvírus equino tipo 1 (EHV-1), por meio das medidas extremas que o Instituto Colombiano de Agricultura, ICA, estabeleceu nas entradas do país. A infecção de cavalos por este vírus pode causar rinopneumonia, abortos ou distúrbios nervosos nos cavalos”, comenta o Instituto Colombiano Agropecuario. 

No entanto, a gerente geral do ICA, Deyanira Barrero León, dá uma tranquilidade aos produtores de equinos do país, destacando o estrito cumprimento que o Instituto vem realizando com os processos de importação de equinos, os quais passam pela minuciosa verificação sanitária. requisitos que são certificados pelos serviços oficiais dos países de origem, bem como a realização de testes diagnósticos que garantam a entrada dos animais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.