CI

Economia da China pode crescer 6,5% em 2017, diz instituto

Produção industrial pode crescer 5,9 por cento neste ano


XANGAI (Reuters) - O crescimento econômico da China pode desacelerar para 6,5 por cento neste ano contra cerca de 6,7 por cento em 2016, disse um instituto de pesquisa do governo nesta terça-feira, sugerindo que uma desvalorização única pode ajudar a estabilizar o iuan.

Em um artigo no Shanghai Securities News, o departamento de previsões do Centro de Informação do Estado disse que o impulso das novas tecnologias continuará a estimular o crescimento econômico, mas não vai impedir a tendência mais ampla de desaceleração.

A produção industrial pode crescer 5,9 por cento neste ano, abaixo da estimativa de 6,1 por cento em 2016, disse.

Ao mesmo tempo, as autoridades deveriam aumentar o papel do mercado na formação da taxa de câmbio do iuan, aumentar a flexibilidade da moeda "e até mesmo realizar uma desvalorização única do iuan, e assim manter a estabilidade do iuan em um nível equilibrado", completou o instituto.

O iuan se enfraqueceu quase 7 por cento no ano passado -- maior perda anual contra o dólar desde 1994-- pressionado pelo crescimento econômico fraco e pelo dólar forte.

A ação de desvalorizar o iuan em 2 por cento em agosto de 2015 chocou os mercados globais e foi vista por operadores e economistas como um fracasso.

Com o iuan ainda enfraquecendo e as saídas de capital corroendo as reservas cambiais da China, especialistas têm discutido a possibilidade de uma segunda desvalorização, mas tem havido pouca indicação de que as autoridades consideram tal movimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.