CI

Emater/RS-Ascar e Banrisul distribuem sementes agroecológicas de hortaliças em Benjamin Constant do Sul

As ações buscam a valorização e o fortalecimento da agricultura das comunidades em que o Banrisul está inserido


As ações buscam a valorização e o fortalecimento da agricultura das comunidades em que o Banrisul está inserido

A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal de Benjamin Constant do Sul, juntamente com o Banrisul, distribuíram sementes agroecológicas de hortaliças diversas, na comunidade Toldo Guarani, na sexta-feira (04/11). O material distribuído faz parte do Programa Sementes Banrisul, que busca incentivar a produção e o consumo de produtos orgânicos, promovendo o desenvolvimento rural sustentável. As ações buscam a valorização e o fortalecimento da agricultura das comunidades em que o Banrisul está inserido. 

"A iniciativa visa contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar e de educação ambiental, utilizando a produção de hortaliças através da implantação de hortas familiares e da ampliação e, melhoramento da horta escolar", relata a extensionista da Emater/RS-Ascar Marieli Luccas.

"Esperamos que as sementes de hortaliças sejam cultivadas, produzindo alimentos para as famílias da comunidade e também para os alunos da escola", destaca a gerente da agência do Banrisul de Erval Grande, Aline Ana Siviero. Ainda estiveram presentes Cleusa Denise Massignan, supervisora de Crédito Rural e Luciana Girelli representando a Secretaria da Agricultura do município. 

O projeto terá duração de um ano e serão disponibilizadas sementes de hortaliças para as famílias residentes na comunidade, buscando melhorar a alimentação dos indígenas com a implantação de hortas familiares para cultivo de subsistência, e também a ampliação e melhoramento da horta da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Toldo Guarani.

Segundo a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Andreia Maccari, as ações a serem desenvolvidas irão compreender a transformação de espaços ainda ociosos em áreas de produção, a implantação e/ou a manutenção da horta e o estímulo à produção de alimentos possibilitando melhorar a merenda escolar, desenvolvendo práticas de cultivos com ênfase na alimentação da família e da comunidade como um todo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.