CI

ENTREVISTA: Covatti Filho, Secretário da Agricultura-RS

Falta 1 mês para a Expointer


Foto: Eliza Maliszewski

De 24 de agosto a 1º de setembro o Rio Grande do Sul recebe a 42ª Expointer. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, o destaque fica por conta do grande número de animais em exposição além de máquinas e implementos agrícolas, tecnologias, agricultura familiar, artesanato e áreas experimentais.

Os números vem apresentando crescimento a cada ano, com exceção do número de visitantes. Em 2017 foram 411 mil e no ano passado foram 370 mil. Em negócios os números foram os seguintes: 

Arte: Marcel Oliveira/Portal Agrolink

Os preparativos estão em fase final. As raças de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos estão com inscrições abertas. Já a agricultura familiar promete ter o maior número de expositores da história da Expointer. Os estandes serão divididos entre 312 estabelecimentos do Rio Grande do Sul, mais cinco do Rio de Janeiro e 10 de Minas Gerais. O número de inscrições é 9,47% maior do que no passado, quando 285 expositores participaram da feira. Neste ano, 55 empreendimentos participarão pela primeira vez.

O Portal Agrolink conversou com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR-RS), Covatti Filho, sobre a edição deste ano:

Portal Agrolink: como estão os preparativos para a Expointer 2019?
Covatti Filho:
o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil está fechado desde 1º de julho para atividades externas, com foco nos preparativos para receber a Expointer. O governo do Estado e as entidades parceiras já estão trabalhando para fazer os ajustes necessários nas áreas de exposição, em um grande esforço logístico, com grande movimentação de pessoas e veículos dentro do parque. Já finalizamos a licitação da empresa que irá explorar os serviços de bilheteria e estacionamento e abrimos credenciamento de imprensa. Ao mesmo tempo estamos organizando eventos e preparando o lançamento da feira, em evento que ocorrerá no dia 5 de agosto, na Casa da Música da Ospa.
 
Portal Agrolink: o que podemos esperar de novidades?
Covatti Filho:
certamente teremos grandes novidades em diferentes segmentos, com destaque para as tecnologias de produção e genética. As inscrições de animais, por intermédio das associações de raças e outras entidades autorizadas, prosseguem até o dia 29 de julho. Só então poderemos comparar os números para verificar se houve aumento. A Expointer é uma grande oportunidade para nossos pecuaristas exibirem o que há de melhor em termos de genética, e acreditamos que teremos mais uma grande feira. No ano passado, foram mais de 4,2 mil animais inscritos de 151 raças, entre bovinos de corte e leite, gado misto, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos, aves e pequenos animais.
 
Portal Agrolink: ano passado os números fecharam acima dos da edição anterior. Há projeção/expectativa de um ano positivo?
Covatti Filho:
acreditamos que devemos manter patamares de negócios semelhantes aos de 2018.
 
Portal Agrolink: em termos de palestras, encontros, visitas internacionais o que já podemos confirmar ou esperar?
Covatti Filho:
as entidades participantes estão formulando sua programação e devem enviá-las para a Secretaria da Agricultura até 10 de agosto. Da parte da Secretaria da Agricultura do Estado, estamos organizando, junto com o Ministério da Agricultura, um fórum nacional sobre o  Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), que vai reunir especialistas de todo o país. Teremos como novidades este ano o retorno da Grã-Bretanha e a participação dos Estados Unidos no Pavilhão Internacional. Com certeza teremos outras iniciativas muito importantes para discutirmos o momento atual e o futuro do agronegócio.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.