CI

Espanha faz experiências com hortaliças coloridas


Pesquisadores espanhóis conseguiram uma nova gama de hortaliças com cores e formas extravagantes, entre as quais figuram couves-flores laranjas, pimentões negros, abobrinhas amarelas e alcachofras e alface de cor vermelha intensa. As experiências foram realizadas pelo Centro de Pesquisas Agrárias da Fundação Ruralcaja da cidade espanhola de Valência, no leste do país.

Os pesquisadores pretendem, segundo informaram, "inovar na gastronomia" e aproximar-se dos novos hábitos de alimentação em todo o mundo, nos quais a imagem para a venda de produtos em um mercado cada vez mais competitivo é muito importante.

A mesma instituição conseguiu produzir melancias de polpa amarela sem sementes, conhecida como "melancia-abacaxi".

Esta fruta já está sendo comercializada no mercado espanhol, no qual teve uma grande aceitação devido ao seu teor de açúcar e ao sabor semelhante ao da tradicional fruta de polpa vermelha", informaram os cientistas espanhóis.

Os cientistas da Espanha acrescentaram também que, embora as primeiras pesquisas sobre a melancia fossem concentradas na eliminação das incômodas sementes, finalmente, esse fato passou para um segundo plano em benefício da inovação na cor da polpa.

Eles conseguiram obter também, depois de mais de dois anos de experiência, uma melancia com polpa alaranjada, mas que ainda não foi comercializada.

Últimas novidades

Até agora, o verde era a cor predominante na maioria das hortaliças que habitualmente são consumidas, mas "a sua exclusividade tem data de caducidade se o mercado reagir bem às novas propostas que, como se tratasse de moda, apostam no vermelho, no preto, ou no marrom", segundo garantiram esses pesquisadores europeus.

Como "última novidade importante", eles conseguiram berinjelas pretas, roxas, ou brancas, que é a cor original do fruto que lhe dá o nome "eggplant" em inglês, porque a sua forma e a cor lembram as de um ovo, segundo os cientistas.

As abobrinhas são outros legumes dos quais foram obtidas diferentes formas e cores. Verdes e amarelas são algumas das tonalidades obtidas, no momento em que com as couves-flores, atualmente estão sendo feitos estudos de variedades roxas e alaranjadas que contrastam com as verdes escuras e brancas características.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.