CI

Especialista internacional já vê crise alimentar

“Estou mais preocupado agora, mais do que há um ano"


Foto: Pixabay

De acordo com Sebastian Abis, diretor-geral do grupo de reflexão sobre a agricultura Demeter, em entrevista à agência France-Presse, já está na hora de alertar o mundo sobre o preço das matérias-primas alimentares tem aumentado desde 2020. Além disso, ele afirma que o mundo está enfrentando atualmente uma grave crise alimentar, que foi ampliada pela pandemia de covid-19. 

“Estou mais preocupado agora, mais do que há um ano, com a situação relativa à segurança alimentar, a nível mundial. Já estamos hoje perante uma crise alimentar, a que não chamamos crise alimentar porque é encarada, pela primeira vez, como uma ‘crise pandémica’. Os aspetos da segurança alimentar não estão a ser devidamente explicados”, alertou o também investigador do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS). 

Ele explicou ainda que o mundo está perante uma crise social, política e económica comparável à que se viveu em 2007 e 2008. Para o especialista, o descontentamento social está relacionado com a diminuição dos rendimentos e com a queda do poder de compra dos consumidores. “A fome no mundo ampliou-se com a ‘crise do covid’”, sublinha. 

“Assim que a pandemia chegou, nós estávamos a sair de um contexto global de produção agrícola favorável porque as colheitas em 2018 e 2019 tinham sido bastante boas. Não foi o caso de 2020 por motivos climáticos apesar de os agricultores globalmente se terem mantido ativos e a produzir”, explicou Abis. 

“Muitas pessoas que fazem parte da classe média nos países emergentes estão à beira de cair na pobreza”, alerta o investigador, frisando que a crise pandémica está a acentuar grandes diferenças nos preços dos alimentos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.