CI

Espumantes de Garibaldi mostram excelência técnica

Quatro vinícolas classificam 13 amostras entre os 30% representativos da Safra


Foto: Pixabay

Garibaldi segue mostrando sua força no cenário do vinho brasileiro. Quatro vinícolas associadas à Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi (APEG) — Chandon, Garibaldi, Ponto Nero e Vaccaro — classificaram 13 amostras entre os 30% representativos da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Das amostras reconhecidas, seis são vinhos base para espumantes, reafirmando a vocação da cidade para esta categoria, enquanto as demais evidenciam a evolução e a diversidade enológica das associadas, com vinhos brancos, rosés e tintos de alta qualidade.

A Chandon classificou três amostras na categoria Vinhos Base para Espumante com as variedades Chardonnay e Pinot Noir. A Cooperativa Vinícola Garibaldi teve sete amostras selecionadas, distribuídas entre Vinhos Base para Espumante, Vinhos Brancos Aromáticos e Não Aromáticos, além de Rosés. A Ponto Nero se destacou com uma amostra de Chardonnay na categoria Vinho Base para Espumante, e a Vaccaro figurou com dois vinhos tranquilos — Chardonnay na categoria Vinho Branco Não Aromático e Teroldego na Vinho Tinto Seco.

Para o presidente da APEG, Ricardo Morari, o desempenho das vinícolas associadas que inscreveram amostras na Avaliação Nacional de Vinhos comprova a consistência técnica e o protagonismo da Enologia de Garibaldi. “Os resultados refletem o trabalho dedicado das nossas vinícolas e a força do nosso saber fazer. Garibaldi reafirma sua posição na produção de espumantes, mas também mostra maturidade e competência na elaboração de vinhos tranquilos. É um orgulho ver nossas associadas entre os 30% que melhor expressam a safra brasileira”. Realizada anualmente pela ABE, a Avaliação Nacional de Vinhos é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Estar entre os 30% representativos é sinônimo de excelência e traduz o que o Brasil tem de melhor a cada safra.

Criada em junho de 2025, a APEG tem como missão promover, proteger e valorizar o espumante de Garibaldi, fortalecendo também o reconhecimento das vinícolas locais em todas as suas expressões enológicas. Atuando de forma integrada com o setor e o enoturismo, a entidade reafirma o papel de Garibaldi como Capital Brasileira do Espumante e referência nacional na produção de vinhos e espumantes de qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.