CI

Esteio recebe final nacional do Tiro de Laço do Cavalo Crioulo

Modalidade com maior número de adeptos da raça, Crioulaço ocorre no próximo final de semana com 14 modalidades em disputa


Chegou a hora de conhecer os melhores laçadores do ciclo 2019 da raça Crioula. De 26 a 28 de abril, a pista do Cavalo Crioulo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) será tomada pelas duplas que vão disputar em 14 categorias o lugar mais alto do pódio na final do Crioulaço, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Além disso, concorrem a premiação em dinheiro, que vão de R$ 200,00 a R$ 10 mil dependendo da categoria.

De acordo com o coordenador da Subcomissão de Crioulaço da ABCCC, Marcelo da Cruz Corrêa, a expectativa para a final é das melhores, pois durante este ciclo, que iniciou ainda no ano passado, foi registrado crescimento na procura pelas classificatórias com o objetivo de correr as finais. "Muitas regiões que tinham poucas duplas tiveram crescimento de participantes da modalidade, com algumas delas aumentando até 90%. No rodeio de Porto Alegre, por exemplo, tivemos 150 duplas e há dois anos se tínhamos 50 duplas era muito. Com as mudanças no regulamento a ideia é crescer ainda mais", observa.

Corrêa destaca também o crescimento da modalidade de laço em todo o país, especialmente na região central, onde usuários e competidores estão apostando no Cavalo Crioulo para as provas de laço comprido. "A modalidade de laço comprido cresceu muito no Brasil e o Cavalo Crioulo acompanhou este crescimento. Muitos prestigiam as provas do Freio de Ouro e procuram filhos destes animais por acreditar nesta aptidão vaqueira e buscam para o laço comprido", salienta.

As duas novidades para este ano são a inclusão da categoria Potro de Ouro, onde participam animais de 2,8 a 3,8 anos, desde que confirmados junto à ABCCC, e o Laço Inclusivo, especial para laçadores portadores de necessidades especiais. Conforme o coordenador da Subcomissão de Crioulaço da ABCCC, há grande procura por inscrições nestas duas novas modalidades que estarão em pista no próximo final de semana.

Confira a programação

25 de abril de 2019 (Quinta–feira)

13h – Recepção dos Visitantes e Convidados

26 de abril de 2019 (Sexta-feira) 

8h – Início das inscrições das modalidades e entrega dos coletes 

9h – Laço Veterano + 65 anos

- Laço Irmãos 

- Laço Senhor de 45 a 64 anos

- Laço Pai e Filho 

- Laço Pai e Filha 

- Laço Piá 

- Laço Guri 

- Laço Copa Cabanhas do Laço (1 inscrição por dupla) 

Força A: 5,000,00 (para em 4 duplas ou menos) 

Força B: 3.000,00 (para em 10 duplas ou menos) 

20h – Tertúlia livre

27 de abril de 2019 (Sábado) 

7h30min – Laço Criador (Classificatória) 

- Laço Feminino até 12 anos 

- Laço Feminino acima de 12 anos 

- Laço Inclusivo 

- Laço Dupla Final Nacional 

12h – Pausa para o Almoço (descanso do gado) 

- Laço Dupla Final Nacional 

- Laço Potros de Ouro 

19h – Abertura Oficial da Final Nacional do Crioulaço 

- Show Artístico

28 de abril de 2019 (Domingo) 

7h30min – Final Laço Criador 

- Final Força C 

- Final Força B 

- Final Força A

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.