CI

Estiagem deve seguir até fevereiro

Já são 18 municípios que decretaram situação de emergência


Foto: Marcel Oliveira

Depois de dias com temperaturas beirando os 40 graus no Rio Grande do Sul, no final da tarde desta quinta-feira (9) a chuva retornou à algumas regiões do Estado mas em volume insuficiente para conter a estiagem. A maior intensidade foi registrada no Norte. Em Vacaria foram, em média, 130 mm e na região de Passo Fundo, de 30 a 70mm. Na região de Santa Maria foram 50mm em 1 hora. Chegaram a circular imagens do céu carregado nas regiões Sul e Centro-Sul, mas o índice pluviométrico ficou abaixo dos 10 mm.

No último levantamento da Defesa Civil já eram 18 municípios com decreto de situação de emergência e o número deve subir nos próximos dias. O órgão já recebeu 25 pedidos.  No Vale do Rio Pardo os prejuízos se aproximam de R$ 300 milhões. Em todo o Estado há perdas em milho, soja, feijão, tabaco, gado leiteiro, além de falta de água.

O cenário não é favorável. Ainda de acordo com a Defesa Civil a estiagem deve seguir durante todo o mês de fevereiro, com chuvas mais expressivas retornando somente em março.

O Portal Agrolink está acompanhando a situação. Acompanhe outras matérias sobre o tema:

Agricultura encaminha medidas de emergência

RS: técnicos do Mapa irão verificar condições das lavouras afetadas pela seca

RS: mais um município decreta emergência

Levantamento apresenta perdas preliminares com a estiagem

Estiagem prejudica silagem do milho para os produtores

Quebra na safra aumenta expectativa do fumicultor com venda

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.