CI

Expointer: Fepagro debate o melhoramento genético animal

“Uso do melhoramento genético na seleção de reprodutores” foi apresentado na Casa da Fepagro na Expointer


“Uso do melhoramento genético na seleção de reprodutores” foi apresentado na Casa da Fepagro na Expointer

Inserido no tema de debate sobre produção animal, o “Uso do melhoramento genético na seleção de reprodutores” foi apresentado na Casa da Fepagro na Expointer nesta segunda-feira (29), pelo médico veterinário da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso. Ele abordou como se devem usar os conceitos de genética para identificar os melhores reprodutores, a fim de aumentar a produtividade dos rebanhos de bovinos de corte.

Cardoso usou exemplos de como identificar as características que devem ser selecionadas nos rebanhos, os critérios para escolher os reprodutores e os sistemas de acasalamento para usar a genética superior. “E qual a importância do melhoramento animal?”, questionou. Em sua opinião, para produzir com maior qualidade é preciso combinar genética (aumentar o potencial de produção, eficiência e ter produtos de alta qualidade) e ambiente (intensificação sustentável dos sistemas de produção animal, como água, solo, pastagens, suplementos e resíduos).

Segundo o pesquisador, a determinação dos objetivos e critérios de seleção no melhoramento genético para sistemas de cria da pecuária familiar passa por: sistema de cria extensivo e com baixo uso de insumos; mercado de terneiros e vacas de invernar; modelo bioeconômico relacionando retorno financeiro e características dos animais; critérios a serem medidos nos animais (facilidade de medição, herdabilidade e correlação genética com os objetivos de criação).

Conforme o médico veterinário, o conhecimento do mercado, organização e associativismos são essenciais ao sucesso dos pecuaristas familiares no melhoramento de bovinos de corte. Ele acredita que, antes de qualquer iniciativa no melhoramento genético, é preciso ter foco e objetivos criteriosamente definidos. “Esses objetivos devem ser definidos no contexto de cada sistema de produção”, esclareceu. “O melhoramento genético é uma estratégia de longo prazo, portanto, atue com determinação, consistência e persistência no alcance dos seus objetivos”, sugeriu.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.