CI

Exportações de arroz mantém estabilidade

Nas importações, o país adquiriu 406,6 mil toneladas de arroz


Nas importações, o país adquiriu 406,6 mil toneladas de arroz Nas importações, o país adquiriu 406,6 mil toneladas de arroz - Foto: Divulgação

O Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2025 com estabilidade nas exportações de arroz em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria do arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). De julho a setembro, foram embarcadas 464,2 mil toneladas (base casca), frente a 473,2 mil toneladas em 2024. A receita, contudo, caiu 33,6%, totalizando US$ 126,2 milhões.

De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan, o trimestre foi marcado por uma forte queda nos preços internacionais, causada pela atuação agressiva de grandes exportadores como Índia, Tailândia e Vietnã, o que pressionou as cotações globais, inclusive no Brasil. Ainda assim, o volume exportado manteve-se estável. Os principais destinos, em valor, foram Senegal, Venezuela e Peru, com 61,71% do total correspondente a arroz beneficiado.

Nas importações, o país adquiriu 406,6 mil toneladas de arroz (base casca), com gasto de US$ 112 milhões, uma retração de 8,6% no volume e de 46,8% no valor em comparação ao mesmo trimestre de 2024. A maior parte, 95,6%, foi de arroz beneficiado.

Para ampliar mercados, a Abiarroz tem fortalecido sua presença internacional em parceria com a ApexBrasil por meio do projeto Brazilian Rice. Recentemente, participou da Foodex Saudi Expo, em Riade, e planeja representar o Brasil na U.S. Private Label Trade Show, em novembro, nos Estados Unidos. Desde 2012, o programa já levou o arroz brasileiro a mais de 100 destinos, apoiando mais de 30 indústrias e cooperativas do setor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.