CI

Fungicida é reconhecido como “premium”

“Na análise geral, Fezan Gold se manteve à frente de outros produtos"


Foto: Aline Merladete

Novos Ensaios de Rede para a safra 2020-21 classificaram o fungicida Fezan Gold, da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino como “premium”. Ele foi comparado a outros 13 fungicidas e se destacou com melhor performance e relação custo-benefício mais favorável no controle da ferrugem da soja. 

Os ensaios, conduzidos em vários pontos do País, abrangeram experimentos para avaliar a severidade da doença e a produtividade da cultura, sobretudo. De acordo com a Sipcam Nichino, seu fungicida teve desempenho apenas 4% abaixo do tratamento padrão adotado pela Embrapa, denominado “Programa” ou “Manejo Consciente”. Fezan Gold, informa a companhia, foi também um dos fungicidas de base do Programa Embrapa 2020-21. 

“Na análise geral, Fezan Gold se manteve à frente de outros produtos. O fungicida se consolidou como uma das quatro estrelas do segmento”, afirma Sergio Camargo, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino. 

No tocante à relação custo-benefício, acrescenta ele, na média de todas as localidades onde os Ensaios de Rede ocorreram, Fezan Gold transferiu retorno de 5,11 sacas de soja, para cada saca da oleaginosa investida nas aplicações do produto. Segundo Camargo, a eficácia do fungicida foi de 71%, ante um cenário de severidade de 64,7% presente na chamada “testemunha”. 

Já em relação à produtividade, assinala o agrônomo, o produto entregou 55,2 sacas por hectare, sendo 13,6 sacas por hectare superior à testemunha e acima de quase todos os fungicidas testados. “Fezan Gold ficou apenas 2,4 sacas por hectare abaixo do Programa Embrapa e confirmou sua ‘fortaleza’ ao ser vinculado a programas conscientes de manejo da doença.” 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.