Granizo atinge lavouras de tabaco no Sul
CI
Imagem: Marcos Wesolowicz
PREJUÍZO

Granizo atinge lavouras de tabaco no Sul

Produtores estimam perdas em cerca de 5 mil lavouras nesta semana
Por: -Eliza Maliszewski

Se em algumas regiões do Paraná é a seca que assola as lavouras de grãos, em outras o granizo trouxe grandes prejuízos ao tabaco. Nesta semana foram atingidas diversas lavouras nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Sul. Em municípios como Irati, Guamiranga, Paulo Frontin, lavouras em ponto de colheita foram completamente desfolhadas pelas pedras, com perda total. Grupos de produtores estimam que pelo menos 4.800 lavouras foram danificadas somente no Paraná.

O granizo também impactou a fumicultura de Santa Catarina. Na região do Alto Vale do Itajaí e no Planalto Norte, foram feitos registros nos municípios de Aurora, Imbuia, Ituporanga, Mafra e Itaiópolis. Nessas localidades o fumo também estava em processo de colheita.

Em caso de seguro o produtor deve acionar a seguradora e aguardar a visita para avaliar os danos. As folhas caídas pelo granizo, mesmo secas, apresentam qualidade muito inferior e muitas não podem ser aproveitadas pelo produtor. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) a safra 21/22 está estimada em 569.539 toneladas, nos três Estados do Sul do Brasil. Em Santa Catarina, a projeção é de 164.124 toneladas e no Paraná de 139.805 toneladas. No Rio Grande do Sul, onde as lavouras sofrem com a estiagem, a previsão inicial era de 265.610 toneladas de tabaco.

Veja abaixo algumas fotos dos prejuízos:

Mafra (SC), Julinei Picknius

Casa Pedra, Itaiópolis (SC), Aline Vozniak

Volta Grande, Irati (PR) - Edinilson Crovador

Paulo Frontin (PR) - Adriel Silva

Imbuia (SC) - Anderson Passig

Linha Ordenança, em Irati (PR) - Marcos Wesolowicz


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.