CI

Gripe aviária eleva preço dos ovos em 52% nos EUA

"A Associated Press informa que "outras 15.000 galinhas e 37.000 perus serão mortos devido à gripe aviária "


Foto: Pixabay

A propagação da gripe aviária forçou grandes empresas avícolas a destruir mais de 11 milhões de galinhas poedeiras e 2 milhões de perus e isso aumentou o preço dos ovos em 52%. “Um surto de gripe aviária nos EUA está elevando os preços dos ovos e ameaça aumentar o preço de outros produtos de aves nos próximos meses, à medida que a mortalidade das aves atinge proporções catastróficas", diz Patrick Thomas, escritor do Wall Street Journal.

Casos de gripe aviária altamente patogênica matarão mais de 17 milhões de aves neste momento, de acordo com o USDA. O surto do vírus, ou pior em sete anos, está afetando granjas avícolas do Centro-Oeste, afetando empresas como Tyson Foods Inc. e Hormel Foods Corp. Mais de 11 milhões de frangos, cerca de 3% do rebanho morto ou foram destruídos pela doença, juntamente com mais de dois milhões de perus de fazendas comerciais.

A Associated Press informa que "outras 15.000 galinhas e 37.000 perus serão mortos devido à gripe aviária e serão enviados para duas outras fazendas em Iowa. Milhares de aves foram mortas desde o início do surto no mês passado, muitos em Iowa , o principal produtor de ovos em todo o mundo, de acordo com as autoridades agrícolas estaduais. Casos recentes foram relatados em um rebanho comercial de perus no condado de Sack e em um rebanho comercial de frangi no condado de Humboldt. Como o vírus é contagioso e fatal para as aves , quase tudo ou gado nas fazendas está sendo destruído”.

Escrevendo no New York Times, o autor Neil Wigdor observou que “um aumento semelhante no preço dos ovos de galinha ocorreu em 2014-15 e também está associado a surtos de gripe aviária nos Estados Unidos. Ultimamente, o preço médio dos ovos brancos grandes e premium disparou, assim como o custo da carne de frango. Especialistas também alertaram que os preços do peru também podem se tornar mais voláteis."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.