CI

KWS iniciará operação em seu Centro Avançado de Pesquisa localizado em Petrolina/PE

Inicialmente envolverá as culturas de milho, sorgo, hortaliças e girassol


Foto: Divulgação

Acelerar o processo de avanço de novos híbridos para que os agricultores brasileiros possam ter uma maior oferta de produtos adaptados aos mais variados e adversos ambientes.

Esse é o objetivo principal das atividades do programa de melhoramento de plantas que serão realizadas no mais novo Centro Avançado de Pesquisa da KWS Sementes, localizado em Petrolina/PE, cujas operações estão previstas para iniciarem ainda neste segundo semestre de 2020.

No Centro de Pesquisa de Petrolina, a multinacional alemã desenvolverá todas as atividades inerentes ao seu programa de melhoramento de plantas, dedicado à pesquisa básica e aplicada, que inicialmente envolverá as culturas de milho, sorgo, hortaliças e girassol.

O processo de desenvolvimento e produção de um híbrido de milho, por exemplo, pode levar até 10 anos desde os primeiros cruzamentos na pesquisa para o desenvolvimento de um novo produto, passando por testes a campo, até finalmente a produção das sementes que serão adquiridas pelo produtor.

O trabalho de melhoramento no Centro de Petrolina resultará em agilidade neste processo de avanço dos híbridos, trazendo mais opções de produtos em um tempo menor da identificação dos híbridos, aumento das linhas parentais e produção de volume pré-comercial para teste dos agricultores.

Com um investimento inicial estimado em R$ 10 milhões, o novo Centro Avançado de Pesquisa da multinacional alemã poderá ser ampliado futuramente para atender aos programas de melhoramento da KWS também de outros países. Quase todo o trabalho de geração de novas linhagens e conversões de eventos será efetuado nela, possibilitando grande suporte ao melhoramento não só de milho, mas também sorgo, girassol, hortaliças e quaisquer outras culturas que a empresa possa desenvolver para atender às necessidades dos produtores brasileiros e também de outros países.

“A região de Petrolina é privilegiada pela natureza, pois apresenta altos índices de insolação, radiação e alta luminosidade, que favorecem sobremaneira a produtividade das culturas. Esses fatores, aliados às baixas precipitações pluviométricas e baixa umidade, favorecem e muito o desenvolvimento das culturas e contribuem para baixos índices de doenças foliares. No geral, as culturas apresentam ciclos mais precoces, boa sanidade e maiores produtividades. E esse conjunto de fatores é garantia de sucesso nos processos de melhoramento de plantas, podendo-se plantar o ano todo diferentes tipos de germoplasma, e com rapidez para se completar cada ciclo”, afirma Weber Moreira Jr, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da KWS Brasil.

A previsão de início dos trabalhos no Centro é ainda neste 2º semestre de 2020, a princípio em escala menor para a realização de testes de equipamentos e treinamento das equipes, porém, até meados de junho de 2021, a KWS pretende intensificar as atividades de campo, e atingir grande parte da sua capacidade de trabalho na nova unidade. O Centro Avançado de Pesquisa de Petrolina passará a funcionar com todas as autorizações necessárias e seguindo todas as normas ambientais e legais exigidas pelas
autoridades.

A companhia revela ainda que pretende, em um futuro próximo, implantar uma estação quarentenária própria para agilizar os processos de importação e exportação de sementes. Além disso, a construção de um laboratório de análise molecular para dar suporte aos trabalhos de conversões de linhagens e outras análises moleculares que possam dar suporte aos seus vários projetos de melhoramento também estão nos seus planos.

A KWS Sementes conta hoje com um portfólio de aproximadamente 25 diferentes híbridos de milho, além de cultivares de soja e sorgo que são produzidas e comercializadas pela empresa, buscando atender as mais diversas necessidades de cada cliente.

Com 8 anos de atuação em solo brasileiro, a KWS espera continuar crescendo cada vez mais, e principalmente fornecendo, além de sementes e produtos de alta qualidade, suporte técnico ao produtor, para que este possa produzir cada vez mais e melhor, auxiliando no importante papel de fornecedor de alimentos para o mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.