Livro de pesquisadores foca no manejo das doenças do trigo
CI
Imagem: Pixabay
PUBLICAÇÃO

Livro de pesquisadores foca no manejo das doenças do trigo

Edição atualizada assegura aos produtores confiabilidade nas estratégias indicadas à proteção da cultura
Por:

Obra referenciada no agronegócio, o livro Controle de Doenças do Trigo teve sua edição safra 2022 lançada pelos pesquisadores Erlei Melo Reis, Mateus Zanatta e Andréa Camargo Reis. Focada no manejo das doenças mais relevantes do cereal, a publicação é atualizada anualmente e traz recomendações, ancoradas em resultados experimentais recentes, que entregam ao produtor confiabilidade na proteção da cultura.

Patrocinada pela companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil, a nova edição de Controle de Doenças do Trigo está dividida em nove capítulos. As seções abrangem desde orientações gerais, com vistas à safra 2022, antes e após o estabelecimento da cultura, até diferentes metodologias para o produtor monitorar lavouras, identificar fungos e doenças e também controlar com eficácia aos patógenos, pela adoção de fungicidas específicos.

As doenças mosaico-do-trigo, mal-do-pé, ferrugem-da-folha, oídio, manchas foliares, brusone e giberela, entre outras ocorrências danosas ao trigo, resultantes de bactérias ou vírus, estão descritas no livro acrescidas de gráficos, resultados de estudos a campo e análises técnicas em profundidade.

Os pesquisadores autores detalham ainda técnicas específicas como a produção de sementes indenes, a rotação de culturas e a eliminação de plantas voluntárias; o tratamento de sementes e a pulverização das partes aéreas da planta de trigo.

De acordo com o responsável pela área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, engenheiro agrônomo José de Freitas, o livro Controle de Doenças do Trigo é uma obra “fundamental para o triticultor ter sucesso na safra”. “O trigo brasileiro se encontra num momento fantástico, impulsionado pelo cenário de mercado interno e por fatores econômicos externos. A obra auxiliará o triticultor a produzir mais e melhor”, resume ele.

Ainda de acordo com Freitas, a Sipcam Nichino se posiciona hoje entre as empresas líderes no fornecimento de soluções de suporte fitossanitário à triticultura nacional. Segundo ele, a companhia produz e distribui um amplo portfólio de agroquímicos, do qual fazem parte os fungicidas Domark® Excell, Fezan® Gold e Support® WG e o inseticida Takumi®.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos. O livro Controle de Doenças do Trigo está disponível para download em pdf, gratuito, no link: http://institutoagris.com.br/controle-de-doencas-do-trigo-2/


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.