CI

Maçã, Morango e Pêssego ganham sistema de diagnóstico virtual

Embrapa 47 anos: software Uzum Web é nova opção para diagnóstico de pragas e doenças em maçã, morango e pêssego


Foto: Viviane Zanella

Embrapa 47 anos: software Uzum Web é nova opção para diagnóstico de pragas e doenças em maçã, morango e pêssego

Um novo software digital interativo, capaz de realizar o diagnóstico rápido de pragas, doenças e distúrbios fisiológicos das culturas da maçã, morango e pêssego, é um dos lançamentos dos 47 anos da Embrapa.  Denominado de Uzum Web, o sistema especialista é uma nova alternativa gratuita à disposição do setor produtivo.

A ferramenta estreou em 2011, com o Uzum Web Uva, e os bons resultados junto aos produtores e técnicos foram um grande indicativo para a equipe da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves – RS) desenvolver o Uzum Web Maçã, Uzum Web Morango e o Uzum Web Pêssego, todos disponíveis na página da Embrapa.

“Esse diagnóstico rápido só é possível a partir de uma base de conhecimento que contou com a participação de diversos especialistas. Utilizando um mecanismo de inteligência artificial, o Uzum se apropria deste conhecimento e se torna um especialista virtual para realizar o diagnóstico”,  explica o engenheiro-agrônomo Flávio Bello Fialho, pesquisador em modelagem de sistemas da Embrapa Uva e Vinho, responsável pelo desenvolvimento do Uzum. Ele destaca que essa agilidade no diagnóstico é fundamental para o controle e redução dos prejuízos.

Ele explica que a  partir do acesso ao sistema on line,  o usuário responde às perguntas escolhendo as fotos do sistema que mais se parecem com a realidade do pomar até chegar ao diagnóstico, processo que demora apenas alguns minutos.“O Uzum funciona como um guia orientador, mas não substitui o trabalho de um técnico”, destaca Fialho. Ele comenta que o sistema não fornece, por exemplo, a recomendação dos produtos para o controle.

O sistema também oferece o acesso às recomendações específicas em uma página informativa, com detalhes dos sintomas, estratégias de prevenção, controle e manejo e lista de links de publicações que fornecem informações adicionais detalhadas sobre cada um dos distúrbios.

Asprofruta participa da validação do sistema

O engenheiro agrônomo Heleno Facchin, que é diretor-técnico da Associação dos Produtores de Frutas de Pinto Bandeira (Asprofruta), município que é a Capital do Rio Grande do Sul do Pêssego, foi um dos validadores do  sistema.“O Uzum é uma ferramenta de uso fácil,  amigável e sem dúvida será uma ótima alternativa para auxiliar o produtor no dia a dia da propriedade”, avalia Facchin.

Ele destaca a oportunidade de o setor público oferecer uma ferramenta digital sem custos, compartilhando o conhecimento da sua equipe e dando acesso à tecnologia de ponta para os pequenos e grandes produtores, com atualizações frequentes. “Uma boa solução para os que não têm condições de pagar o técnico de forma contínua teem um rápido diagnóstico, agilizando o controle e as perdas da produção”.

O Uzum web é um dos resultados do projeto de pesquisa "Sistemas especialistas para diagnóstico de doenças, pragas e distúrbios nutricionais e fisiológicos em fruteiras de clima temperado", que contou com recursos da Embrapa. As versões para morango e pêssego foram resultado do trabalho conjunto com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS). Já o Uzum Web Uva contou com a colaboração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Até o fim de 2020, os usuários do Uzum poderão utilizar o aplicativo para celular e tablet, com acesso off line.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.