CI

Maracujá entra na lista de produtos contemplados pelo PGPAF este mês

Agricultores familiares que cultivam o maracujá em Sergipe vão poder contar com o bônus do PGPAF para os financiamentos dessa cultura


Foto: Marcel Oliveira

Agricultores familiares que cultivam o maracujá em Sergipe vão poder contar com o bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos dessa cultura no mês de janeiro. O percentual do desconto é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtos que, no mês anterior, tiveram preço de mercado inferior ao preço mínimo estabelecido pelo governo federal.

Os maiores percentuais por produto serão pagos aos produtores de cebola do Rio Grande do Sul (45, 21%) e de manga em São Paulo (49,59%). Também foram contemplados agricultores familiares produtores de banana (AL, CE, PB e PE), borracha natural cultivada (MA), castanha de caju (BA, CE, MA, PB, PE, PI e RN), cebola (RS e SC), Feijão Caupi (PA, TO, MA, PB, e MT), laranja (PA e BA), mamona em baga (CE), manga (BA e SP), mel de abelha (BA, PI, RN, SE, MG, PR, RS e SC) e raiz de mandioca (PA, AL e CE).

Ainda em janeiro, deixam de ser contemplados com o bônus do programa os agricultores familiares que cultivam açaí, babaçu, cana-de-açúcar, leite de vaca e tomate.

O bônus do PGPAF é concedido sempre que o valor de mercado de algum dos produtos do programa ficar abaixo do preço de garantia e deve ser utilizado como desconto para pagamento ou amortização de parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Já o objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.

A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (7). Para saber o detalhamento completo da lista, com os percentuais e estados de cada produto contemplado, é só clicar aqui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.