CI

Mato Grosso fez venda de 90% da safra de girassol

Mesmo com queda na produção o Estado deve seguir como maior produtor da cultura


Foto: Marcel Oliveira

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o Mato Grosso já vendeu antecipadamente 94% da safra de girassol. A saca de 60 quilos é vendida em Cuiabá por cerca de R$ 70, preço considerado bom. A colheita ocorre em junho e julho. 

A safra 19/20 no estado teve queda de área plantada, passando de 38 mil hectares, registrados na safra anterior, para 25,2 mil hectares. Já a produtividade pode chegar a 1.577 quilos por hectare, resultando em uma produção 34,6% menor, passando de 60 mil para 39,7 mil toneladas. Ainda assim, o Estado deve seguir como maior produtor da cultura. Goiás aparece em segundo, com previsão de produzir 31,4 mil toneladas (15,8% a menos que na safra anterior).

Ainda segundo a Conab “a cultura tem perdido bastante espaço em âmbito estadual devido à competição com outras culturas de segunda safra, como o algodão e o milho, que apresentam maiores rentabilidades”.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.