CI

Milho moído mais fino alimentar melhor os porcos

As papilas gustativas podem absorver mais nutrientes


Foto: Marcel Oliveira

Os resultados de uma nova pesquisa na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indicam que os produtores podem reduzir os custos de alimentação se o milho amarelo, um alimento básico da dieta suína nos Estados Unidos, for moído para um tamanho menor e mais fino. O menor tamanho de partícula permite que os porcos obtenham mais energia do milho, o que significa que os produtores podem reduzir a quantidade de gordura adicionada às dietas. 

Hans H. Stein, professor de ciências animais da Universidade, e seu laboratório conduziram um experimento para determinar se o desempenho do crescimento e as características da carcaça diferiam entre porcos alimentados com dietas com a mesma quantidade de energia, mas mles continham milho moído em diferentes níveis. As recomendações atuais da indústria exigem que o milho fornecido aos porcos seja moído com um tamanho de partícula de cerca de 650 mícrons. 

"Quando o milho é moído para partículas menores, os porcos podem obter mais energia porque o aumento da área superficial significa que as enzimas digestivas têm mais acesso aos nutrientes do milho, resultando em uma maior digestibilidade do amido" disse Stein. “Portanto, você pode reduzir a quantidade de gordura adicionada às dietas sem perda de energia metabolizável se usar milho moído mais fino. Neste estudo, testamos a hipótese de que a gordura adicionada pode ser removida de dietas que contêm milho moído finamente, sem afetar o desempenho do crescimento e as características de alojamento dos porcos”, completa. 

Os pesquisadores alimentaram dietas de porcos em crescimento e finais contendo milho moído até 865, 677, 485 e 339 mícrons. As dietas foram formuladas para conter a mesma quantidade de energia metabolizável, variando a quantidade de gordura adicionada. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.