CI

Morfologia da raça Crioula deve apresentar disputa parelha na Expointer

Para jurado, investimentos de novos e tradicionais criadores qualificam exemplares que estarão em pista em Esteio


Para jurado, investimentos de novos e tradicionais criadores qualificam exemplares que estarão em pista em Esteio

Durante dois dias de avaliações, 238 exemplares da raça Crioula vão disputar os grandes campeonatos do ano na Expointer. Na pista do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), ocorrerá uma das mais acirradas Morfologias dos últimos anos. Depois de diversas exposições realizadas por todo o Brasil, nos dias 29 e 30 de agosto serão conhecidos os grandes vencedores do ano de 2016.

A avaliação ficará a cargo dos jurados Jorge Aginelo do Nascimento e Francisco Martins Bastos Sobrinho. Bastos analisa que mais uma vez a pista vai refletir o trabalho de aperfeiçoamento e melhoramento genético que os criadores da raça Crioula vem desenvolvendo. "Os criadores são cada vez mais competentes para fazer o melhor acasalamento e tirar o melhor animal. Sem dúvida nenhuma a evolução é grande. É um trabalho de um gosto particular apesar de termos características que precisamos observar e valorizar", salienta.

Para Bastos, que julgará uma exposição na Expointer pela segunda vez, a evolução também se dá pela entrada de novos criadores que estão investindo no cavalo Crioulo com a mesma competência que tradicionais expositores. "Temos criadores novos investindo na raça. A competência é muito grande independente de marca e independente de criador. Na Expointer qualquer criador pode tirar um grande campeonato", ressalta.

Os grandes campeonatos na Expointer terão como árbitro o argentino Carlos Solanet e a supervisão técnica de Ricardo Guazzelli Martins. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito da Morfologia conta com o patrocínio de Vetnil e o apoio da Supra.

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.