CI

MT: área de algodão aumenta 21,71% para safra 2023/24

Estimativa de área do algodão cresce com melhora na rentabilidade



Foto: Canva

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a projeção de agosto de 2024 indica um aumento na área plantada de algodão para a safra 2023/24 em Mato Grosso. A nova estimativa é de 1,46 milhão de hectares, o que representa um incremento de 1,62% em relação ao último relatório e um aumento de 21,71% em comparação à safra passada.

Segundo a análise, esse crescimento é atribuído, principalmente, à maior rentabilidade do algodão em relação ao milho, incentivando os cotonicultores a investir mais na cultura. Muitos produtores, que já dispõem da infraestrutura necessária, estão ampliando suas áreas dedicadas ao algodão.

O Imea manteve a estimativa de rendimento médio estadual para o algodão em caroço em 291,16 sacas por hectare. No entanto, houve ajustes nas médias regionais. Com o avanço dos trabalhos de campo, será possível avaliar com maior precisão o rendimento final da safra. Com os ajustes na área e produtividade, a produção total estimada de algodão em caroço é de 6,39 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1,62% em relação à estimativa do mês passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.