CI

Nova safra: geada tardia, La Niña e estiagem

Meteorologista prevê como vai se comportar o tempo na safra 20/21


Foto: Marcel Oliveira

O Brasil mal terminou uma safra recorde de grãos e já projeta a próxima. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção brasileira deve avançar 8% na safra 20/21. O país deverá colher 278,7 milhões de toneladas de grãos. Esse volume representa a produção de 15 grãos, sendo que milho, soja, algodão, arroz e feijão participam com 95% do total.

Em soja são esperadas 133,5 milhões de toneladas e em milho,112,9 milhões de toneladas. Em arroz a boa rentabilidade aos produtores projeta um aumento de 12% em área cultivada e no feijão 3,040 milhões de toneladas, bem ajustado à demanda. 

Tudo isso tem um fator fundamental para o sucesso: o clima. A forte estiagem no começo do ano impactou em 40% a soja e 30% milho e tabaco no Rio Grande do Sul. Nas últimas semanas ciclones e temporais impactaram de bananais a criação de aves em Santa Catarina; geada impactou no tabaco no Rio Grande do Sul e na trigo, juntamente com a neve. A cultura teve perdas na casa de 25%, assim como o milho primeira safra. As frutas como o pêssego também foram impactadas O frio causou a morte de 100 cabeças de gado no Mato Grosso. Somente em uma fazenda onde morreram 14 touros reprodutores nelore o prejuízo foi de R$ 150 mil. Por outro lado, seca e incêndios severos no Mato Grosso do Sul. 

E como será o final do inverno, a implantação da nova safra e o clima no verão? Estão previstas geadas tardias, La Niña e nova estiagem no Sul. Matopiba deve ter clima extremamente favorável. Veja mais detalhes na entrevista em vídeo com o meteorologista Luiz Renato Lazinski.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.