CI

Novo presidente da Embrapa visita Unidade de pesquisas de Pelotas

Empossado em outubro na Empresa, vem pela primeira vez ao RS e inaugura duas estruturas de laboratórios e mantém diálogo com empregados


Sebastião Barbosa, empossado em outubro na Empresa, vem pela primeira vez ao RS e inaugura duas estruturas de laboratórios e mantém diálogo com empregados.

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a  Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), unidade de pesquisas  vinculada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebe pela primeira vez a visita de seu novo presidente, Sebastião Barbosa, que também vem conhecer o estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade ele inaugurará ao lado da Chefia Geral o Núcleo de Alimentos e o Núcleo de Bioinsumos e Recursos Genéticos, às 13h30, na sede da Unidade de pesquisas, à BR 392, km 78, em Pelotas. O ato será prestigiado pelas principais lideranças gaúchas das cadeias produtivas.O presidente foi empossado em outubro deste ano e tem se  dedicado as visitações para verificar a realidade do desenvolvimento e atuação da pesquisa agropecuária.

A Presidência da Embrapa terá uma programação densa, visitando todas as bases físicas da Unidade de pesquisa, incluindo a Estação Experimental de Cascata (EEC) e a Estação Experimental de Terras Baixas (ETB), além de reuniões internas com a gestão da Unidade e com as equipes de trabalho que compõem o quadro funcional da Embrapa Clima Temperado.

As atividades se iniciam às 7h30 na EEC, seguida de reunião com gestores e visitação aos campos experimentais daquela base física. Após, às 10h será percorrida a área experimental da ETB e seus laboratórios. À tarde, às 13h30, acontece a inauguração das duas estruturas de laboratórios, seguida de apresentação de  Mostra de degustação de produtos e tecnologias da Unidade  e interação com as equipes de Pesquisa, Desenvolvimento, Transferência de Tecnologias e  Inovação. Às 15h45, acontece a reunião com os 350 empregados, no auditório da sede da Unidade de pesquisas e o encerramento está previsto às 18h30 numa reunião final com a avaliação da visita e direcionamentos à gestão do centro de pesquisa de Pelotas.  

Desafios para  a Embrapa

No discurso de posse de Sebastião Barbosa, embora a Embrapa tenha contribuído para a sociedade brasileira, ele destacou que é momento de pensar nos desafios que a Empresa terá de enfrentar nos próximos anos, em um cenário mundial de consumidores mais exigentes, que querem acessar alimentos, fibras e produtos florestais mais baratos, porém modernos e produzidos com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O processo de reestruturação da Empresa iniciado neste ano foi confirmado pelo novo presidente que será continuado, com a participação das unidades de pesquisas descentralizadas e de parceiros. Assim como, seguirá à risca a orientação direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a necessidade de maior a aproximação da Empresa com o setor produtivo, por meio de associações, cooperativas, sindicatos, federações, trabalho a ser realizado em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Outro ponto levantado por Barbosa é revisar prioridades da pesquisa, sem deixar de dar atenção a vocações típicas da agricultura brasileira. Fortalecer os setores de leite e derivados, de pescados, de frutas e essências nativas, e de produtos florestais são exemplos dados pelo dirigente.  Mas, indicou o grande esforço necessário que será feito para fortalecer a agenda de pesquisa para a região do Semiárido.  

Também confirmou que a Embrapa buscará novas formas de financiamento, tendo em vista o cenário de fortes restrições orçamentárias que dificultam a renovação do quadro de cientistas da Empresa. Também citou a necessidade de implementar um programa de capacitação avançada e continuada, bem como a renovação de máquinas, laboratórios, equipamentos e veículos.  

Perfil do presidente

Sebastião é engenheiro agrônomo, especialista em Entomologia (estudo dos insetos) e foi contratado pela Embrapa em 1976 para atuar em programas de controle e erradicação de pragas. Por 17 anos trabalhou na Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), no Serviço de Proteção de Plantas, em Roma, Itália; e no escritório para a América Latina e o Caribe, em Santiago, Chile - nesse período manteve-se licenciado sem receber rendimentos da Empresa. Também foi coordenador de cooperação internacional da Embrapa e Chefe-Geral da Embrapa Algodão, centro de pesquisa localizado em Campina Grande, na Paraíba, além de outras atividades exercidas na estatal.

Laboratórios inaugurados

O Núcleo de Alimentos é composto pelas áreas de tecnologia de alimentos e pós-colheita direcionadas a desenvolver e a qualificar os processos agroindustriais para a produção de doces, sucos, conservas, desidratados, produtos minimamente processados, polpas, derivados lácteos e azeites, visando agregação de valor e acesso ao mercado. Faz parte deste Núcleo o Laboratório de Análise de Azeites, que tem seu credenciamento solicitado neste ano e será o único no país com 100% das análises automatizadas.

O Núcleo de Insumos Biológicos e Recursos Genéticos congrega as áreas de biotecnologia e biologia molecular, cultura de tecidos e bioinsumos direcionadas a dar suporte aos programas de melhoramento genético de cereais, frutas e hortaliças, bem como ao desenvolvimento de processos e ativos de base biológica para uso na agricultura relacionados a fixação biológica de nitrogênio, promoção do crescimento de plantas, novos fertilizantes e biorremediação.

As duas estruturas fazem parte de uma açãoe estratégica adotada pela gestão da Unidade de pesquisas de buscar no limite a racionalização de custos e o compartilhamento de estruturas de suporte a pesquisa, desenvolvimento e inovação e ficam localizadas na sede do centro de pesquisas de Pelotas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.