Onda de calor pode elevar temperaturas em 5 regiões
Sul tem alerta de tempestade enquanto calor aumenta
Foto: Pixabay
Uma possível onda de calor está sendo monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em áreas do Amazonas, Pará, Centro-Oeste, Sudeste e Paraná. Segundo dados divulgados pelo INMET, as temperaturas máximas podem ficar significativamente acima da média, mas o fenômeno ainda não foi caracterizado porque nenhuma estação registrou, até o momento, os critérios necessários.
Segundo dados divulgados pelo INMET, para que uma onda de calor seja caracterizada, as temperaturas máximas precisam permanecer pelo menos 5 °C acima da média durante cinco dias consecutivos. Até agora, nenhuma estação meteorológica registrou essa condição. Por isso, o órgão mantém o fenômeno em avaliação, diante da tendência de aumento das temperaturas em parte do país. Além do calor, permanece a previsão de baixa umidade do ar em grande parte do Centro-Oeste, no sul do Pará e em áreas do Nordeste e Sudeste.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
No Sul do Brasil, o cenário é diferente. Segundo dados divulgados pelo INMET, áreas de baixa pressão entre o norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia, associadas a um cavado sobre a Região Sul, mantêm as instabilidades. Na sexta-feira (14), o sistema favorece pancadas de chuva e trovoadas principalmente no Paraná e em Santa Catarina. A partir de sábado (15), a atuação do cavado tende a se concentrar mais sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, enquanto perde influência sobre o Paraná. Com o deslocamento das instabilidades, não está descartada a ocorrência de tempo severo, incluindo frentes de rajada, microexplosões e tornados.
Segundo dados divulgados pelo INMET, porém, a localização exata desses eventos não pode ser determinada neste nível de previsão. O órgão recomenda acompanhar as atualizações dos avisos meteorológicos.
Na sexta-feira (14), o Norte terá pancadas de chuva com trovoadas isoladas no centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará. Também são esperadas chuvas isoladas no oeste do Acre, no litoral do Amapá e do Pará e na divisa entre Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas. À noite, a chuva com trovoadas deve se concentrar no norte e noroeste do Amazonas e no centro-norte e oeste de Roraima. O sul do Pará e o Tocantins permanecem com poucas nuvens.
Segundo dados divulgados pelo INMET, há aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade no sudeste do Amazonas, em Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins. No sábado (15), as instabilidades diminuem na região. As temperaturas, porém, continuam elevadas, com mínima de 22 °C em Rio Branco (AC) e máxima de 38 °C em Palmas (TO).
Na sexta-feira (14), muitas nuvens predominam na faixa litorânea do Nordeste, com possibilidade de chuva isolada no leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do litoral norte da Bahia e do noroeste do Maranhão. No interior, predominam poucas nuvens. Durante a tarde, as pancadas de chuva ficam restritas ao noroeste do Maranhão.
Segundo dados divulgados pelo INMET, há aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade no centro-sul do Maranhão, Piauí e Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba e de Pernambuco e centro-oeste da Bahia.
No sábado, há possibilidade de pancadas isoladas no litoral oeste do Maranhão, em Fortaleza (CE), no litoral leste do Ceará e na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o litoral norte de Alagoas. As temperaturas seguem elevadas no interior, com mínima de 21 °C em Salvador (BA) e Maceió (AL) e máxima de 37 °C em Teresina (PI).
A sexta-feira (14) terá poucas nuvens em grande parte do Centro-Oeste. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde são esperadas pancadas de chuva e trovoadas na divisa com o Paraná e o Paraguai.
Segundo dados divulgados pelo INMET, há aviso amarelo de perigo potencial para tempestades no sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, Ponta Porã, Amambai, Iguatemi, Naviraí e Mundo Novo. Ao mesmo tempo, há aviso amarelo para baixa umidade no centro-norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
No sábado, muitas nuvens predominam no oeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas de até 37 °C em Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Em Brasília, a temperatura pode chegar a 31 °C no sábado.
Na sexta-feira, a faixa leste e o centro-sul de São Paulo terão muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada no litoral paulista e no litoral sul do Rio de Janeiro. No centro-norte e noroeste de São Paulo e em grande parte de Minas Gerais, predominam poucas nuvens.
Segundo dados divulgados pelo INMET, há aviso amarelo de perigo potencial para tempestades no sul de São Paulo, na divisa com o Paraná, incluindo Itapeva, Itaporanga e Apiaí. Também há aviso amarelo para baixa umidade no centro-norte e oeste de São Paulo e em grande parte de Minas Gerais.
No sábado, as nuvens permanecem concentradas na faixa leste. Já no centro-oeste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas Gerais, o tempo fica mais firme, com temperaturas elevadas e baixa umidade à tarde. Em Belo Horizonte (MG), a máxima pode chegar a 32 °C. Em São Paulo (SP), a temperatura máxima não deve passar de 24 °C.
A sexta-feira (14) começa instável no Sul, com pancadas de chuva e trovoadas no oeste, centro, sul e leste do Paraná e no centro-norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, são esperadas pancadas no centro-norte, incluindo Porto Alegre. No centro-sul gaúcho, predominam muitas nuvens. Segundo dados divulgados pelo INMET, está vigente aviso laranja de perigo para tempestades no centro-sul do Paraná, em todo Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul. Também há aviso amarelo para tempestades no centro-norte do Paraná e no centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.
No sábado, as instabilidades avançam do centro-sul do Paraná para Santa Catarina e o centro-norte do Rio Grande do Sul. Segundo dados divulgados pelo INMET, não está descartada a ocorrência de frentes de rajada, microexplosões e tornados. A localização exata desses fenômenos, no entanto, não pode ser determinada antecipadamente neste nível de previsão. As temperaturas permanecem mais baixas na Região Sul. As mínimas podem chegar a 14 °C em Curitiba e Porto Alegre. Na capital gaúcha, a máxima pode alcançar 22 °C no sábado, enquanto Florianópolis (SC) terá máxima de apenas 19 °C.