Parceria promove manejo biológico do tabaco para 4,2 mil produtores
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SUSTENTABILIDADE

Parceria promove manejo biológico do tabaco para 4,2 mil produtores

Tecnologia usa ácaros para combater mosquinha-da-muda
Por: -Leonardo Gottems

Uma parceria firmada entre a empresa paulista Promip e a British American Tobacco Brasil (BAT) está levando uma ferramenta natural de ponta para o manejo do inseto-praga ‘mosquinha-das-mudas’ do tabaco para 4,2 mil produtores. Esses agricultores em questão estão localizados na Região Sul do País, que antes só contavam com produtos químicos para esta função. 

De acordo com o que informa o engenheiro agrônomo Marcelo Poletti, fundador e CEO da Promip, a mosquinha-das-mudas, ou fungus gnats (Bradysia matogrossensis), é descrita como uma praga de solo que apresenta riscos sanitários a sistemas de produção de mudas de tabaco (floating), entre outras culturas. Na fase adulta, ela põe ovos no substrato das mudas, dos quais surgem larvas que ocasionam a destruição de raízes e a morte de plantas, sendo que, nos casos mais severos, a praga pode causar danos da ordem de 60% a viveiros de mudas de tabaco. 

Para chegar a tal resultado, a Promip descobriu que o ácaro predador Stratiolaelaps scimitus alimenta-se de larvas das mosquinhas de fungos gnats, impedindo o desenvolvimento da praga nos viveiros. Foi aí que surgiu o Stratiomip. Marcelo Poletti esclarece ainda que o ácaro Stratiolaelaps scimitus é o único predador natural da larva da mosquinha-das-mudas do tabaco.  

“Um frasco de Stratiomip contém dez mil ácaros predadores vivos e flocos de vermiculita. Trata-se de tecnologia sob medida para que a natureza controle a natureza.” Ele adianta também que o bioinsumo é produzido exclusivamente na biofábrica da Promip, na cidade de Engenheiro Coelho (SP), na região de Campinas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.