CI

Pesquisa mostra “respiro” para setor HF e flores

Mesmo com a preocupação com segurança dos alimentos, o consumidor aumentou a compra de FLV


Foto: Eliza Maliszewski

Uma pesquisa realizada PMA (Produce Marketing Association) Brasil, entidade que representa a indústria de flores, frutas, legumes e verduras em 55 países, mostrou que 80% dos consumidores estão preocupados com a segurança durante a pandemia, mas isso não está impedindo o aumento da venda de produtos frescos.

No Brasil, desde abril, 500 consumidores são entrevistados a cada 15 dias, de diversas faixas etárias, regiões demográficas, classes econômicas. Os resultados das três ondas das pesquisas mostra que 71% estão prestando mais atenção no prazo de validade, 59% acham mais provável comprar produtos frescos se vierem em embalagens fechadas e 57% estão comprando mais frutas e verduras depois que começou a pandemia.

A pesquisa mostra que mesmo com a preocupação com segurança dos alimentos, o consumidor aumentou a compra de FLV, pois o varejo está se adaptando às mudanças de consumo, oferecendo frutas da época e campanhas ensinando receitas. Na pesquisa as compras por e-commerce cresceram 38%, sendo a principal forma de compra atualmente.

O presidente da PMA Brasil, Giampolo Buso, acredita que a imprevisibilidade do que o consumidor quer e quanto ele pode gastar, o mix de produtos deve ser bem analisado porque o cliente quer produtos saudáveis, como açafrão, gengibre, inhame, tomate e citrus. Ele reforça que o FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) é essencial e ajuda no sistema imunológico e recuperar as perdas do setor de flores para o Dia dos Namorados. 

O setor reforça estratégias nas redes sociais para reforçar a importância das cadeias e incentivar o consumo, mostrando seus processos produtivos e diferenciais no atual momento. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.