Pesquisadores dão dicas para comprar e armazenar frutas e hortaliças durante a pandemia
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,140 (0,73%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,05%)

Imagem: Pixabay

ARMAZENAMENTO

Pesquisadores dão dicas para comprar e armazenar frutas e hortaliças durante a pandemia

Para evitar perdas, é preciso planejar a compra e saber como guardá-la em casa
Por:
1621 acessos

Pesquisadores da Embrapa e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) vão esclarecer nesta quarta-feira (8), às 15h30, as recomendações para compras, armazenamento e consumo de frutas e hortaliças, apontadas na cartilha desenvolvida especialmente para o enfrentamento durante a pandemia do novo coronavírus.

São lembretes para o consumidor adotar, mesmo em períodos de normalidade, considerando que frutas e hortaliças são itens importantes da alimentação, de boa nutrição e fortalecem o sistema imunológico. No entanto, para evitar perdas, é preciso planejar a compra e saber como guardá-la em casa.

Os editores técnicos da cartilha, Marcos David Ferreira e Maria Fernanda Berlingieri Durigan, pesquisadores da Embrapa Instrumentação, e Fabiane Mendes da Camara, da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP, estarão ao vivo no canal youtube.com/embrapa para esclarecer dúvidas e responder perguntas sobre o assunto.

A moderação do webinar será do analista da Embrapa Alimentos e Territórios, Gustavo Porpino, Ph.D em marketing e responsável por uma pesquisa com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o desperdício de alimentos.

De acordo com essa pesquisa, a família brasileira desperdiça 128,8 kg diariamente com alimentos. Há vários fatores que levam a essa estatística, mas hábitos de consumo em diferentes elos da cadeia produtiva respondem por boa parte das perdas. Dados da Organização das Nações Unidades para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontam que, mundialmente cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo se perde ou é desperdiçado.

“O bate-papo ao vivo é uma oportunidade que os consumidores terão de tirar suas dúvidas com especialistas no tema. As frutas e hortaliças são produtos perecíveis e sazonais, assim é importante que os consumidores recebam estas informações para auxiliá-los no consumo e conservação, em especial neste momento de dificuldade de acesso ao alimento para muitos”, afirma o pesquisador Marcos David Ferreira.

Para Fabiane Mendes, as dicas têm como objetivo auxiliar o consumidor, mas paralelamente fomentar todo o setor, da produção ao consumo. “Certamente é um diferencial e um grande ganho para o setor de alimentos esta parceria devido a capacidade e qualidade técnica que conseguimos obter unindo esforços e pesquisas”, diz.

A engenheira de alimentos vai abordar questões de sazonalidade,  diferenças de preços relacionados a variedade, classificação (tamanho) do produto, dicas de como comprar, exemplos de produtos da época, dicas de aproveitamento, congelamento, preparo de caldo de legumes e posterior congelamento, utilização das cascas, entre outros.

A cartilha “Recomendações para compras, armazenamento e consumo de frutas e hortaliças” é gratuita e está disponível apenas em formato digital. Para acessar a publicação basta entrar no endereço https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213469/1/P-Recomendacoes-para-compras-armazenamento-e-consumo-....pdf

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink