CI

Piauí terá o primeiro núcleo do Cavalo Crioulo no Nordeste

Comitiva do Estado visita sede da ABCCC para iniciar processo de criação do novo Núcleo


Foto: Pixabay

A equipe da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) recebeu em Pelotas (RS) os criadores Alberto Alencar e Leonardo Bueno da Costa, vindos diretamente do Estado do Piauí, da região nordeste do país. O objetivo? Assinar oficialmente a fundação de um Núcleo voltado aos crioulistas da região, fomentando essa importante área de expansão da raça. A comitiva foi recepcionada pela gerência e diretoria da entidade.

Alencar deve liderar o Núcleo Piauiense de Criadores de Cavalos Crioulos (NPCCC). “Hoje, a gente busca firmar essa parceria, essa oficialização do nosso núcleo com a ABCCC, para podermos levar para lá eventos oficiais, como Vaquejada, Crioulaço, Team Penning, Ranch Sorting, Marcha, todos esses atributos que o Cavalo Crioulo consegue passar para o criador e montador”, disse.

A fundação do primeiro Núcleo na região Nordeste do país foi celebrada pelo vice-presidente de Núcleos e Expansão da ABCCC, Fellipe Ribas Boratto, por representar na prática o crescimento do Cavalo Crioulo. "É um trabalho que iniciou lá atrás pela ABCCC, no trabalho com a Vaquejada e todo um fomento que foi feito. O Nordeste é uma região extremamente consumidora de cavalos, que gosta da competição, principalmente a vaquejada e o laço comprido. Esse Núcleo do Piauí vai ser um marco, como uma base do nosso cavalo lá, de fomento, de expansão, de promoção e divulgação do Cavalo Crioulo nessa região tão importante. É o resultado de um trabalho de Expansão que vem sendo feito há anos pela Casa, um trabalho bem feito, que também mostra o quão universal é o Cavalo Crioulo”, destacou.

No mês de outubro de 2020, o analista de expansão Bruno Marques, ao lado do técnico Romeu Koch e do auxiliar administrativo de expansão Pedro Oliveira, esteve pessoalmente realizando a Gira Técnica em um Estado muito próximo do Piauí: o Tocantins. Após rodar aproximadamente três mil quilômetros de estrada, foi possível ver de perto as necessidades específicas dos criadores de lá, além de como o Cavalo Crioulo pode contribuir na lida a campo e ainda ser um bom aliado quando o assunto é esporte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.