Porto de Rio Grande (RS) atrai produtores uruguaios
CI
Imagem: Divulgação
LOGÍSTICA

Porto de Rio Grande (RS) atrai produtores uruguaios

Exportação de cargas uruguaias cresceu mais de 200% em 2021
Por: -Eliza Maliszewski

A exportação de cargas pelo Porto de Rio Grande (RS) está atraindo produtores uruguaios. De janeiro a outubro deste ano, a Wilson Sons registrou crescimento de 226% de cargas vindas do Uruguai no terminal, em comparação ao mesmo período de 2020.  No acumulado até outubro, foram movimentadas 2.328 TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o equivalente a mais de 30 mil toneladas de produtos daquele país.

A proteína animal corresponde a maior fatia das exportações. Em julho deste ano, o terminal de contêineres do porto gaúcho também iniciou operações com madeira compensada. A carga vem principalmente do norte do Uruguai. A rota apresenta vantagens para o produtor, como maior proximidade (o Tecon Rio Grande está a menos de 300 km da região produtora enquanto o Porto de Montevidéu fica a 400 km de distância) e custo mais atrativo.

"Estamos consolidando um corredor logístico importante para os exportadores uruguaios. O Tecon Rio Grande tem infraestrutura de ponta e recebe as principais linhas marítimas, que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais", destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal.

As primeiras remessas de proteína animal do Uruguai chegaram ao Tecon Rio Grande em janeiro de 2020. Durante esses 22 meses, o terminal recebeu 3.562 TEU da carga para exportação, o correspondente a 45.553 toneladas. Bertinetti conta que outros produtos estão no radar do terminal. “Além da carne, a região Norte do Uruguai também é produtora de arroz e laticínios, que podem ser beneficiados por esse corredor logístico”, explica.

 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.