CI

PR: Auditores fiscais federais agropecuários recebem reforço

Cão atua na atividade de fiscalização agropecuária do Brasil


Os auditores fiscais de Curitiba, no Paraná receberam um reforço canino para atuar na fiscalização agropecuária e impedir a entrada de pragas. O labrador Thor é o segundo cão em atividade de fiscalização agropecuária do Brasil. Desde o fim de março, a equipe de profissionais que atua na triagem dos Correios, em Pinhais, ganhou um reforço, Thor, um cão labrador de dois anos. Ele é o novo parceiro dos auditores e já tem se mostrado muito eficiente.

Conforme o fiscal federal, Romero Teixeira, responsável pelo treinamento dos cães que atuam na fiscalização, já foram realizadas dez operações, das quais três resultaram e apreensões.  Em Curitiba, Thor é conduzido por um agente de atividade agropecuária e por um técnico de laboratório, sob a supervisão de Teixeira.

A iniciativa faz parte de um projeto nacional, e Thor é o segundo cão em ação no Brasil. O outro, Leo, atua em Brasília, e já é um veterano. "Leo é nosso garoto-propaganda. Hoje, ele atua mais em treinamento e divulgação do projeto, mas também na fiscalização dos voos internacionais que chegam a Brasília", explica Teixeira.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já realizou licitação para aquisição de dez novos cães para integrar o projeto, e até o fim do ano o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, deve contar com um cão na fiscalização de voos internacionais. "O treinamento desses cães é muito difícil. Não havia metodologia para detecção de produtos de origem agropecuária, o que precisamos desenvolver para, então, treinar os cães. O resultado tem sido muito positivo", reforça Teixeira.

Os animais fazem o trabalho depois que encomendas postais já passaram pelo raio x, ou seja, de fato, seriam colocados na rua, podendo pôr em risco a produção agropecuária e a saúde dos brasileiros. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.