Preços globais da carne caem 4%

MERCADO

Preços globais da carne caem 4%

Redução das compras foi o principal motivo
Por: -Leonardo Gottems
637 acessos

O índice de preços globais de carne caiu cerca de 4% em janeiro, após 11 meses de alta, segundo Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com as informações, a queda ocorreu em comparação com o mês de dezembro, mas ainda está 14% acima do valor registrado no mesmo mês do ano passado. 

A entidade argumentou que essa queda de preços na comparação mensal foi influenciada pela redução nas compras, principalmente pela China e por países da Ásia Oriental, após elevadas importações de carnes no fim de 2019. “Além disso, grandes volumes disponíveis para exportação, principalmente de carde suína e bovina, pressionaram os preços de exportação nas semanas recentes”, disse a FAO em comunicado. 

Além disso, os preços de todos os tipos de carnes contabilizados pela FAO caíram em janeiro, principalmente da carne de ovinos, seguida pela carne bovina, suína e de aves. O índice de preços de carnes da FAO considera uma média de 27 diferentes cotações de preços dos quatro tipos de carnes. 

Para o consumidor brasileiro, o preço também caiu. Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o preço da carne vai reduzir para o consumidor final. O cenário “indica uma acomodação dos preços no atacado, com reflexos positivos a curto prazo no varejo”, descreve nota que acrescenta que a alcatra teve “4,5% de queda no preço nos últimos sete dias.” 

A perspectiva, porém, é de que o alimento não volte ao patamar inferior. “Estamos fazendo a leitura de que isso veio para ficar, um outro patamar do preço da carne”, avalia o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Mapa, Sílvio Farnese. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink