Previsto aumento da produção de milho


Agronegócio

Previsto aumento da produção de milho

Por:
2 acessos

Para o milho 1ª safra, conforme o IBGE, a estimativa inicial para a temporada de 2003 totaliza uma produção de cerca de 32,050 milhões de toneladas, 9,39% superior à colhida no ano anterior, quando foi obtido um volume de 29,298 milhões de toneladas. A diferença positiva de cerca de 2,7 milhões de toneladas de milho deve acalmar o mercado de frango e suínos, que dependem do cereal para a elaboração de ração. A escassez do produto vinha causando transtorno no abastecimento interno.

A área plantada não se expandiu muito (1,74%), mas a produtividade apresenta acréscimo de 7,49%, elevando a média nacional de 3.203 kg/ha para 3.443 kg/ha. A causa mais evidente do acréscimo reduzido na área do milho foi a opção dos produtores pelo plantio da soja, produto que apresenta, nessa safra, algumas vantagens sobre o milho, principalmente em razão dos preços da leguminosa, ora beneficiados pela desvalorização do real perante o dólar.

Entre os principais Estados produtores de milho do país, que produzem acima de um milhão de toneladas, somente Bahia (78%), Minas Gerais (2%), Santa Catarina (33%) e Rio Grande do Sul (23%) registram aumento na primeira estimativa para 2003. São Paulo, Paraná e Goiás apresentam, respectivamente, reduções de 4,8%, 1,7% e 0,98%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink