CI

Primeiro navio de grãos ucraniano deixa Odesa sob acordo

O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse que o Razoni deve atracar em 2 de agosto em Istambul


Foto: Pixabay

O primeiro navio transportando grãos ucranianos sob um acordo intermediado pela Turquia e as Nações Unidas deixou o porto de Odesa em 1º de agosto, carregando 26.000 toneladas de milho destinadas ao Líbano, informou a Associated Press.  

A segurança alimentar de milhões de pessoas está em jogo, já que mais de 20 milhões de toneladas de grãos estão em silos ucranianos no porto de Odesa, no Mar Negro, e navios estão retidos devido ao bloqueio russo que começou com a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro. A Rússia e a Ucrânia assinaram acordos separados em 22 de julho com a Turquia e a ONU, abrindo caminho para a Ucrânia exportar grãos e outros produtos agrícolas, permitindo à Rússia exportar grãos e fertilizantes.

“O primeiro navio de grãos desde a agressão russa deixou o porto”, disse o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, no Twitter, postando um vídeo do longo navio tocando sua buzina enquanto se dirigia lentamente para o mar. Postando separadamente no Facebook, Kubrakov disse que a Ucrânia é o quarto maior exportador de milho do mundo, “portanto, a possibilidade de exportá-lo pelos portos é um sucesso colossal para garantir a segurança alimentar global ”.

Em Moscou, de acordo com a Associated Press , o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, saudou a partida do navio como “muito positiva”, dizendo que ajudaria a testar a “eficiência dos mecanismos que foram acordados durante as negociações em Istambul”. O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse que o Razoni deve atracar em 2 de agosto em Istambul, na entrada do Bósforo, onde equipes conjuntas de funcionários russos, ucranianos, turcos e da ONU embarcarão para inspeções.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.