CI

Produção global de alimentos para animais cai em 2019

Os principais produtores de ração são Estados Unidos, China e Brasil


Foto: Embrapa - BIESUS, Luiza Letícia

A Pesquisa Anual Global de Alimentos da Alltech, divulgada em 27 de janeiro, estima que a tonelagem internacional de alimentos para animais diminuiu 1,07%, para 1,126 bilhões de toneladas de alimentos produzidos em 2019, devido principalmente à peste suína africana (ASF) e ao declínio de porcos na região Ásia-Pacífico. Esse foi o primeiro declínio na produção global desde que a Alltech iniciou a pesquisa anual, nove anos atrás. 

Os nove principais países produtores de ração, de acordo com a pesquisa, são Estados Unidos, China, Brasil, Rússia, Índia, México, Espanha, Japão e Alemanha. Juntos, esses países produzem 58% da produção mundial de ração e contêm 57% das fábricas de ração do mundo, e podem ser vistos como um indicador das tendências gerais da agricultura. 

A China tinha sido o principal país produtor de alimentos para animais, mas sua indústria suinícola foi abalada pela ASF, o que resultou no abate de metade de seu rebanho. Como região, a América Latina registrou um crescimento de 2,2%, para 167,9 milhões de toneladas. 

O Brasil permaneceu líder na produção de alimentos para a região e o terceiro no mundo em geral, com as espécies primárias para produção de alimentos sendo frangos de corte (32,1 milhões de toneladas) e porcos (17,0 milhões de toneladas). Brasil, México e Argentina continuam produzindo a maioria dos alimentos na América Latina, com 76% da produção regional de alimentos para animais. 

Europa permaneceu relativamente estagnada, com um ligeiro aumento de 0,2% em relação ao ano passado. Os três principais países produtores de ração na Europa são Rússia (40,5 milhões de toneladas), Espanha (34,8 milhões de toneladas) e Alemanha (25,0 milhões de toneladas), com a produção de ração para suínos liderando os três países. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.