Produtores começam semeadura de arroz
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
NOVA SAFRA

Produtores começam semeadura de arroz

Com valorização área deve crescer 12% no país
Por: -Eliza Maliszewski

A semeadura da nova safra de arroz já começou no Rio Grande do Sul, estado que responde por cerca de 70% da produção nacional. Com o preço valorizado a expectativa é que haja aumento de área, passando de 936 mil hectares na safra passada para 969 mil, crescimento de 3,5% ou 32 mil hectares a mais. Na média nacional a Conab projeta alta de 12%, chegando a uma produção de 12 milhões de toneladas, cerca de 7% a mais.

Conforme o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) o município gaúcho com maior intenção de área semeada de arroz é Uruguaiana, com 78.500 há seguido de Santa Vitória do Palmar, Itaqui e Alegrete. A Fronteira Oeste responde por um total de 289,7 mil hectares, cerca de um terço do total.

Em Santa Catarina, terceiro maior produtor, as primeiras sementes de pré-germinado já foram semeadas no final de julho, com o calor. Em Nova Veneza, um dos quatro maiores produtores do Estado, já ultrapassou os 20% e deve encerrar o plantio neste mês.  Na região de Joinville as lavouras também avançam. Em alguns municípios catarinenses é comum fazer o primeiro plantio e depois o manejo da soqueira, com rebrota, gerando uma nova produção.

No Mato Grosso, que alcançou a segunda colocação nacional, tendo colhido 404 mil toneladas na safra passada, a semeadura começa mais tarde, entre outubro e novembro.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink