CI

Produtores mineiros fazem tour em fazendas leiteiras nos Estados Unidos

Durante uma semana, grupo de pecuaristas do sul de Minas visitou sete propriedades, além de conhecer a sede da ABS em Dekorra, Wisconsin


Durante uma semana, grupo de pecuaristas do sul de Minas visitou sete propriedades, além de conhecer a sede da ABS em Dekorra, Wisconsin

Um grupo de 10 produtores do sul de Minas Gerais participou de um tour nos Estados Unidos, na última semana. Acompanhados por representantes da ABS Brasil e ABS Global, eles visitaram fazendas e centros de pesquisa ligados à pecuária leiteira, além de conhecerem instalações da ABS em Wisconsin.

O objetivo das visitas foi conhecer diferentes sistemas de produção inseridos na cadeia produtiva do leite, permitindo fazer um retrato completo de como funciona a pecuária leiteira na América do Norte, e comparando os diferentes manejos observados à realidade praticada no Brasil. O gerente técnico Leite da ABS, Raul Andrade, explica que o tour ofereceu uma oportunidade muito valiosa para os participantes.

“Conhecemos diferentes manejos reprodutivos e genéticos, bem como modos de seleção e planejamentos genéticos distintos. No total, visitamos sete propriedades bastante variadas – fazendas com rebanhos entre 600 e 8 mil vacas em lactação. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer de perto diferentes sistemas de criação, ordenha e alimentação”, descreve.

As visitas tiveram início no laboratório de sexagem de sêmen IntelliGen e na sede da ABS em Dekorra, onde o grupo de pecuaristas foi recebido pelo consultor de Serviços Técnicos da ABS Global, Roney Ramos, a especialista em processamento do GMS (Genetic Management System), Ellie Fleming, e o especialista em serviços genéticos, Jordan Ebert. Roney também acompanhou os participantes do tour pelas visitas às fazendas leiteiras.

Ainda segundo Raul, as propriedades visitadas se destacaram pela utilização de variados sistemas de criação, incluindo cross ventilation e free stall. Além disso, o grupo presenciou sistemas de criação de bezerras inovadores, com a utilização de calf feeders (alimentadores automáticos), e também sistemas mais tradicionais, acompanhando todas as fases da criação, desde a colostragem até a lactação.

“Um dos aspectos que mais chamou a atenção foi a utilização do Beef in Focus, a solução em Beef on Dairy da ABS. Uma das fazendas que visitamos, em que há 6 mil vacas em lactação, utiliza sêmen de corte em 70% das inseminações, e pudemos observar também o produto final. O Beef on Dairy está crescendo muito nos Estados Unidos – das propriedades visitadas, apenas uma não utilizava essa modalidade de produção”, ressalta.

O gerente enfatiza que o bezerro de corte é valorizado nos EUA, o que ajuda a explicar a popularidade da aplicação do sêmen de corte nos animais geneticamente inferiores dos rebanhos leiteiros. “Ainda tivemos a chance de ver de perto as diferenças no estilo de ordenha. Algumas propriedades executam a ordenha carrossel; outras, a ordenha paralela, e a parte de alimentação também era desenvolvida de formas diferentes. Tudo isso contribuiu para fazer do tour uma experiência muito rica”, avalia Raul.

No decorrer das visitas, o consultor Roney complementava a experiência dos produtores com informações sobre os índices e manejos reprodutivos, bem como a importância de como e qual manejo utilizar em determinado sistema de produção.

“Também ficamos impressionados com a forma como os pecuaristas americanos trabalham a sucessão familiar. Muitos deles já planejam os seus negócios para daqui a cinco, 10 anos. O planejamento genético é muito focado e, claro, a ABS desempenha um papel muito importante nesse contexto. É um trabalho muito bem feito”, finaliza o gerente.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.