CI

Programa Touro Jovem inicia avaliação de touros de nova safra

Animais da geração 2020 começam a ser revisados enquanto resultados mostram destaques do período de 2018


Foto: Divulgação

A avaliação dos touros da safra 2020 do programa Touro Jovem, da Conexão Delta G, teve início nesta semana. Representantes da Alta Progen estão realizando visitas técnicas para as revisões dos animais. Enquanto isso, os resultados da safra 2018 já começam a ser conhecidos e destacando animais com desempenho superior.

De acordo com o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, já foram divulgados os resultados dos desempenhos de progênies dos touros jovens da geração. No Braford, dois exemplares se destacaram entre os animais Deca 1, que são aqueles ranqueados entre os 10% melhores. “Avaliamos o desempenho da progênie até o desmame e pós desmame baseados na genômica. Dois touros Braford tiveram índices altíssimos, um touro da Silêncio (de Alegrete) e outro da Guatambu (de Dom Pedrito) e com facilidade de parto muito alta. E são filhos de outros animais que foram touros jovens”, destaca, acrescentando que os proprietários já estão negociando com a central. Já no Hereford, um touro da Silêncio também se destacou entre os animais Deca 1 e já está contratado pela Alta Progen.

O programa de touros jovens da Conexão Delta G, além de promover e disseminar o progresso genético entre os rebanhos participantes do programa, fornece informações de progênie para identificar de forma mais rápida e precisa os touros superiores, que no futuro poderão ser usados intensivamente na reprodução.

Para participar do programa de touros jovens, os animais são submetidos a uma forte pressão de seleção. Eles devem estar entre os 1% melhores machos com CEIP, sendo eles escolhidos com o auxílio do PAD (Programa de Acasalamentos Dirigidos). O PAD simula o acasalamento de cada candidato (macho com CEIP) com todas as novilhas da última safra e indica os touros jovens que produzem os melhores resultados baseados em critérios.

O sêmen congelado dos touros jovens é distribuído aleatoriamente entre os rebanhos participantes do programa, de modo que 10% dos produtos de cada rebanho sejam filhos destes touros jovens.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.