Projeto de big data detecta doenças de plantas
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,770 (-0,58%)
| Dólar (compra) R$ 5,32 (1,70%)

Imagem: Sheila Flores

TECNOLOGIA

Projeto de big data detecta doenças de plantas

Estudo vem sendo feito nos Estados Unidos
Por: -Leonardo Gottems
504 acessos

A detecção precoce de doenças é crítica para reduzir seu impacto, isso é válido tanto para as plantas quanto para as pessoas. E a detecção precoce de doenças nas plantações pode fazer ou interromper a temporada de cultivo do agricultor. É isso que está prometendo um novo projeto norte-americano, que usa a tecnologia de Big Data para detectar doenças. 

É por isso que uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da NC State está se preparando para combinar pequenos sensores com big data para detectar doenças que assolam os campos de tomate. “Estamos desenvolvendo esses sensores que serão implantados em campo e usando smartphones e tecnologia Wi-Fi, detectaremos doenças pré-sintomaticamente em campos e, em seguida, retransmitiremos os dados de volta para um banco de dados”, disse Jean Ristaino, cientista do Estado do NC e líder de equipe. “O plano é construir um banco de dados integrado, chamado banco de dados Plant-Aid, para detectar doenças de plantas em tomates”, completou. 

“Em última análise, queremos usar esses sensores para mitigar surtos de doenças e prevenir o desenvolvimento de epidemias no campo”, indicou. A equipe combinará sensores em campo de baixo custo com análises geoespaciais e um banco de dados baseado em nuvem de estresses de plantas - incluindo pragas, patógenos e estresses ambientais. O banco de dados do Plant-Aid alertará os agricultores sobre a causa do estresse e sugerirá possíveis estratégias de mitigação - tudo antes que os sintomas sejam visíveis a olho nu. 

O projeto é um dos quatro projetos interdisciplinares identificados pela North Carolina Plant Sciences Initiative (NC PSI) para receber financiamento inicial para enfrentar os desafios globais da agricultura. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink