CI

Projeto visa desenvolver biológicos na Argentina

“Estamos montando um cadastro de bioinsumos, para dar a ele um marco regulatório"


Foto: Pixabay

O deputado nacional argentino Eber Pérez Plaza, de Mendoza, apresentou projeto no parlamento do país vizinho com objetivo de promover uma “alimentação sustentável”. De acordo com ele, as bases da proposta pretendem “valorizar as economias regionais” e “buscar alternativas sustentáveis de produção”.

Pérez Plaza justifica que o projeto visa “estabelecer um marco regulatório para fomentar a indústria de bioinsumos, com insumos do setor nacional da indústria. Isso busca dois objetivos principais: buscar alimentos sustentáveis e saudáveis na mesa de cada um dos argentinos, mas também buscar a rentabilidade do setor produtivo”.

“Entendo que precisamos dar à agricultura uma ferramenta que transforme, melhore sua rentabilidade. A lucratividade pode ser construída se quisermos que haja alternativas. Justamente, este projeto visa dar mais uma alternativa ao setor produtivo e desenvolver a indústria”, disse ele, acrescentando que para que tudo isso aconteça é necessário um marco regulatório.

“Estamos montando um cadastro de bioinsumos, para dar a ele um marco regulatório, e que desta forma a atividade possa ser lavada e possa começar a funcionar nesse sentido”, acrescentou o deputado. Segundo ele, há ainda outro projeto através do qual busca promoção e disseminação desses produtos, bem como a produção agroecológica.

De acordo com Pérez Plaza, embora considerem muito importante promover tudo isso por uma questão de sustentabilidade e para conseguir uma alimentação saudável, a verdade é que o preço dos agroquímicos é muito alto, porque seus preços são dolarizados. 

“Dessa forma, o setor produtivo tem uma boa alternativa. Ao mesmo tempo, esse tipo de produção pode gerar mais fontes de trabalho no país, algo que se torna mais necessário a cada dia”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.