CI

Queda no VBP de MT em 2024 - o que esperar?

Com uma menor produção de soja e preços ainda sob pressão, a estimativa do VBP da oleaginosa para 2024 poderá ser a menor dos últimos dois anos



Nova previsão apresenta uma queda de 8,44% em relação à última estimativa Nova previsão apresenta uma queda de 8,44% em relação à última estimativa - Foto: Leonardo Gottems

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgadou a estimativa para o Valor Bruto de Produção (VBP) de 2024 em Mato Grosso, revelando uma projeção de R$ 120,89 bilhões para a agricultura e floresta do estado. Contudo, esta nova previsão apresenta uma queda de 8,44% em relação à última estimativa, e um recuo de 30,51% em comparação com o ano anterior. Os principais influenciadores dessa redução foram os menores valores arrecadados na venda de soja e milho.

A participação da soja no VBP da agricultura e floresta registrou uma diminuição de 3,91 pontos percentuais, representando 55,62% nesta projeção. O indicador da oleaginosa fechou em R$ 67,16 bilhões, uma queda de 14,46% em relação à projeção anterior e 34,11% em comparação com o ano de 2023. Este cenário é atribuído principalmente ao expressivo corte no preço da soja neste ano, com uma diminuição de 29,34% em comparação ao ano passado, além da queda na produção da oleaginosa na safra 23/24, reduzindo em 15,17% a oferta em comparação à safra passada.

Com uma menor produção de soja e preços ainda sob pressão, a estimativa do VBP da oleaginosa para 2024 poderá ser a menor dos últimos dois anos. Esses dados do Imea alertam para desafios significativos enfrentados pelos produtores de Mato Grosso, destacando a necessidade de estratégias adaptativas para enfrentar os impactos econômicos na agricultura e na floresta do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.